Como realizar Diálogo Diário de Segurança

Diálogo Diário de Segurança: dicas para realiza-lo com sucesso

A busca por medidas eficientes, para manter a segurança no trabalho, é incessante. Os números relacionados a acidentes de trabalho e doenças ocupacionais são os responsáveis por essa preocupação, já que se mantém altos.

Os acidentes são tão comuns, que o Brasil ocupa a quarta posição no ranking mundial, dos países com maior número de acidentes de trabalho.

Por isso, medidas de prevenção no ambiente de trabalho são fundamentais. E para que elas possam acontecer, disseminar a informação sobre esse assunto é um ponto crucial.

Nesse sentido, uma ferramenta que tem gerado resultados positivos é o Diálogo Diário de Segurança (DDS). Aplicado diariamente, pode até parecer simples, mas existem estratégias, para que ele seja eficaz e produza o sucesso esperado.

Quer entender como? Então, continue a leitura, veja como o DDS ajuda a manter a segurança no ambiente de trabalho e confira as dicas para realiza-lo com sucesso.

Acompanhe os tópicos deste conteúdo:

  • O que é DDS?
  • Benefícios do DDS
  • 5 dicas para realizar um DDS de sucesso
  • Quais temas podem ser abordados?

O que é DDS?

O Diálogo Diário de Segurança (DDS) é uma conversa que deve fazer parte da rotina diária das empresas. Essa conversa tem foco na Segurança do Trabalho, saúde e bem-estar dos funcionários, no ambiente em que desempenham suas atividades laborais.

O objetivo dessa conversa é conscientizar os colaboradores sobre práticas preventivas para manter a segurança no trabalho.

Também podem ser tratados assuntos relacionados à segurança, como riscos no ambiente, manutenção de máquinas e equipamentos, utilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI), cuidados com a alimentação, exercícios para evitar sedentarismo, limpeza e organização do ambiente, entre outro.

Essa é uma metodologia eficiente na redução de acidentes de trabalho, pois é possível abordar diferentes temas, expondo a visão da empresa e dos colaboradores. Assim, o DDS cria um ambiente colaborativo, em que todos podem acrescentar com sugestões, dúvidas, relatos e qualquer outro ponto que seja relevante.

Benefícios do DDS

O DDS é um importante instrumento para que todos possam discutir, opinar e chegar em estratégias eficientes, no intuito de manter a qualidade da saúde da equipe.

É uma prática simples, mas eficaz e que pode trazer resultados positivos para a empresa e toda equipe, caso seja executada de maneira correta. Entre os principais benefícios do DDS, posso destacar:

– Reforça informações de treinamentos anteriores como palestras, dicas de utilização de EPI, saúde mental, por exemplo;

– É uma oportunidade de integração entre a equipe, pois pode ser descontraída, ajudando a construir um ambiente colaborativo e saudável;

– Cria um diálogo entre os colaboradores e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), fortalecendo boas práticas de segurança;

– Tem caráter informativo, atualizando diariamente os funcionários sobre novos riscos e acidentes ocorridos, o que torna a equipe mais cuidadosa;

– Engajar os funcionários, pois se sentem valorizados e cuidados pela empresa.

5 dicas para realizar um DDS de sucesso

A aplicação do DDS resulta em benefícios tanto para a empresa como para os colaboradores. Contudo, precisa de estratégias para que sua realização chegue ao sucesso esperado.

Por isso, separei 5 dicas para te ajudar a realizar um DDS eficaz, em sua empresa. Acompanhe as dicas:

  1. Seja rápido, objetivo e prático

Como o próprio nome diz, essa é uma conversa diária. Por isso, é importante manter diálogos objetivos, curtos e práticos. Até porque, não adianta realizar uma conversa extensa sobre conscientização, sendo repetitiva, cansativa e que não mantenha os funcionários atentos.

Assim, ter um diálogo prático e curto ajuda a manter os funcionários entretidos. Lembre-se também de garantir uma linguagem clara e acessível a todos.

  1. Tenha um planejamento

É fundamental que haja um planejamento prévio dos DDS. Nesse sentido, é importante deixar claro datas e horários, temas trabalhados e quais finalidades de cada abordagem.

A Realizarte Palestras publicou um material de apoio excelente que, sem dúvidas, ajuda muito no planejamento dos DSS, ainda mais se você estiver precisando de novas ideias (confira neste link).

  1. Documente as informações do DDS

Esse diálogo é feito para levantar informações importantes, promovendo a participação de todos. Por isso, é imprescindível que todo DDS sejam documentados.

Dessa forma, a empresa terá informações relevantes para estratégias relacionadas à saúde e segurança dos funcionários.

  1. Busque feedback da equipe

Não deixe que o DDS vire um monólogo, pois a intenção é agregar informações importantes, vindas de todos. Estimule a participação da equipe, pedindo feedback sobre o tema. Para isso, pode haver um tempo destinado no final, a fim de que o time opine, contribua com experiências e ofereça sugestões.

  1. Diversifique com palestrantes especializados

Os Diálogos Diário de Segurança rotineiros podem ser feitos por pessoas responsáveis pela segurança na empresa. Mas também é importante diversificar, principalmente quando for preciso tratar assuntos muito técnicos.

Assim, uma boa opção é contratar palestrantes da área que deseja abordar. Isso proporciona credibilidade, assertividade e deixa os funcionários mais interessados pelo Diálogo Diário de Segurança.

Quais temas podem ser abordados?

O Diálogo Diário de Segurança é muito importante para a conscientização constante. Porém, ele não deve ser repetitivo em seus conteúdos, pois perderá o sentido.

Dessa forma, é importante listar temas variados que estejam relacionados, tanto de maneira direta como indireta, à segurança, saúde e bem-estar no ambiente de trabalho.

Alguns assuntos que podem ajudar são:

– Procedimentos para aumento da produtividade;

– Hábitos saudáveis;

– Cuidados com a pele na rotina de trabalho;

– Importância de um ambiente limpo e organizado;

– Utilização correta de EPIs;

– Ergonomia;

– Luminosidade ideal;

– Ginástica Laboral.

Esses são alguns temas que podem ser trabalhados, mas você pode definir temas específicos, que atendam a rotina de funcionamento da empresa. O importante é sempre ter uma proposta de discussão relevante e com conteúdo diferente, para que assim o Diálogo Diário de Segurança não se torne massivo e desagradável.

Espero que o artigo seja de grande valia para você!

Agora tenho um pequeno pedido, compartilhe ele com seus contatos e, se possível, nas suas redes sociais (mas não esqueça de me marcar, abaixo estão as nossas redes).

Até breve!

Facebook | Instagram

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , , ,
    Segurança do trabalho: quais as consequências dos acidentes de trabalho?
    SIPAT 2021: dicas para realizar um evento incrível ainda este ano

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Menu