Temas de palestras para SIPAT

Palestras SIPAT: temas importantes para a realização do evento

CIPA, Segurança do trabalho, SIPAT

A Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT) é realizada uma vez ao ano nas empresas. Seu principal objetivo é alertar sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho. Além disso, também são abordados os assuntos relacionados às doenças ocupacionais.

O evento é realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), com uma programação diversa durante a semana. O intuito é ter atividades como gincanas, palestras e brincadeiras, abordando saúde e segurança de uma forma mais próxima da realidade dos funcionários.

Por isso, devemos escolher os temas com cuidado, análise e objetividade, já que precisam estar associados às necessidades da empresa e de seus colaboradores.

Com a pandemia do novo Coronavírus, a realidade enfrentada no dia a dia desses profissionais mudou completamente. Por isso, vou mostrar, neste artigo, temas que podem te ajudar na realização da sua SIPAT 2021, fomentando a segurança, saúde e prevenção com quatro dicas de palestras atuais.

  • Saúde mental e trabalho seguro
  • Como manter a higienização ideal durante a pandemia
  • Como cuidar da ansiedade e estresse no isolamento
  • Mantendo a interação da equipe sem contaminação

Saúde mental e trabalho seguro

De fato, a pandemia mudou a rotina de muitas empresas. Algumas conseguiram se adaptar ao trabalho remoto, outras precisaram fechar, parar por um tempo e, como consequência, tiveram a renda impactada, a redução da jornada de trabalho, redução de salários e demissões.

Inegavelmente, essa mudança brusca de cenário impactou a saúde mental de muitas pessoas. Nesse contexto, é fundamental ter iniciativas que tratem sobre como diminuir os prejuízos emocionais que esse cenário tem causado.

Até porque, problemas psicológicos podem comprometer a concentração dos colaboradores, impedindo que realizem as tarefas com qualidade. Esse é um tema de extrema relevância, que pode abrir oportunidades para discussões em grupo e compartilhamento de experiências, as quais podem ajudar uns aos outros.

Como manter a higienização ideal durante a pandemia

O vírus que causa a Covid-19 é transmitido, sobretudo, por diversas gotículas geradas através da fala, tosse, exalação ou espirro de pessoas infectadas.

Essas gotículas podem permanecer no ar e em superfícies. Por isso, a rotina atual exige cuidados específicos com a higienização.

Para o ambiente de trabalho, esses cuidados são fundamentais, tanto para a saúde dos colaboradores, como para a saúde de seus familiares, visto que o vírus pode ser levado facilmente para os lares.

E, ainda que muito se fale sobre as práticas de segurança, existem muitas dúvidas sobre higienização pessoal e das superfícies compartilhadas. Assim, faz todo sentido abrir a oportunidade na SIPAT para essa discussão.

Como cuidar da ansiedade e estresse no isolamento

Com as poucas possibilidades de diversão e necessidade de isolamento social, as pessoas se viram com a rotina totalmente transformada. Isso fez com que aumentassem os casos de ansiedade e estresse.

Assim, um dos temas que podem ser abordados na SIPAT são práticas que ajudem os colaboradores a lidar com esse momento, adotando estratégias que melhorem a ansiedade e proporcionem bem-estar.

No cronograma, pode haver dicas de práticas de meditação, yoga, respiração, ginásticas, entre outras possibilidades.

Mantendo a interação da equipe sem contaminação

Minha última dica vai para as práticas que proporcionem interação entre as equipes. Isso porque, as empresas são muito mais do que um local apenas para manter o sustento financeiro de pessoas.

O ambiente de trabalho é um lugar de interação, de conhecer novas pessoas, ter relações de amizades e de aprendizados diários. Sabe-se que a maioria das jornadas de trabalho fazem com que os funcionários passem mais tempo no ambiente de trabalho do que com suas famílias.

Com a situação de pandemia, ficou mais difícil manter esse vínculo e ele pode ser a saída para muitos outros males como o estresse, ansiedade e outros problemas mentais.

Portanto, temas que estejam relacionados a manutenção da interação, em equipe, podem manter a motivação, mesmo com as adversidades desse momento.

Curtiu as dicas que eu trouxe? Continue acompanhando o meu blog e receba sempre conteúdos atualizados sobre segurança e saúde no trabalho.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , , ,
    Técnico em Segurança do Trabalho: quais atividades do profissional no dia a dia?
    GRO: como funciona o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais?

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Menu