o que é Percepção de Riscos

Percepção de Riscos: Motivos para capacitar os trabalhadores

Num ambiente de trabalho estamos sempre encontrando diversas situações que podem colocar em perigo a nossa saúde. É por este motivo que precisamos capacitar os trabalhadores com uma percepção de risco avançada, permitindo assim a prevenção de acidentes de trabalho.

Quer entender como você pode estabelecer uma cultura de segurança na sua empresa através da percepção de riscos?

Então vem com comigo!

O que é percepção de risco?

A percepção de risco consiste na sensibilidade do colaborador de identificar situações de risco existentes no ambiente operacional. Ela é possível através do processo de conscientização e capacitação dos trabalhadores para enfrentar situações de risco elevado.

Como a percepção de riscos auxilia na prevenção de acidentes?

Imagine, por exemplo, que exista uma poça de água nos degraus de uma escada. Um colaborador com boa percepção de risco entenderia que aquela poça poderia ser a causa de um escorregão ou queda, gerando um acidente grave para ele, ou para os demais membros da equipe.

Dessa forma, ele buscaria meios para sinalizar ou resolver o problema encontrado. Entretanto, um colaborador inconsciente não conseguiria entender os riscos da poça de água e passaria de forma desatenta pelo local.

Mesmo que pareçam simples, os escorregões e quedas podem causar sérios problemas à saúde do trabalhador, como a quebra de um membro, contusões ou problemas de coluna. Todas essas patologias geram afastamentos e estresses não só para o colaborador, como para a empresa.

Principais motivos para capacitar os trabalhadores para uma melhor percepção de risco:

De acordo com os dados coletados pelo estudo publicado pela Revista Saúde e Sociedade em 2016, a maior parte dos casos de acidentes de trabalho com afastamento poderiam ser evitados caso os trabalhadores tivessem uma melhor percepção de risco, frente às situações encontradas.

Além disso, uma abordagem consciente em situações de perigo pode diminuir drasticamente os problemas gerados pelo acidente.

Por exemplo: numa situação de queda, como a comentada anteriormente, o deslocamento incorreto do colaborador acidentado poderia agravar o seu estado de saúde. Dessa forma, a melhor abordagem seria esperar um profissional da brigada chegar ao local para avaliar como esta pessoa seria retirada.

Dessa forma, podemos entender que a percepção de risco não se trata de algo somente preventivo. Através de uma capacitação eficiente os trabalhadores são capazes de enfrentar as situações de uma forma muito mais inteligente.

Assim, não somente o funcionário mantém a sua integridade, como a empresa consegue reduzir os custos e os problemas gerados por um acidente que poderia ter sido evitado.

Como capacitar os colaboradores para uma melhor percepção de riscos?

A percepção de riscos é um trabalho contínuo que exige tanto o investimento de recursos monetários, como também de recursos humanos para a sua execução. A CIPA e a equipe de segurança de trabalho devem ser a linha de frente para esta operação.

Logo, algumas das maneiras de capacitar os colaboradores para uma melhor percepção de risco são:

  • Investir em cursos, palestras e treinamentos para a prevenção de acidentes;

Para entender como devem lidar em situações de perigo, estes profissionais devem estar capacitados para enfrentar estes problemas. Para isso, eles precisam entender o que é risco e as suas diferentes abordagens em situações reais.

  • Promover eventos voltados à segurança do trabalho

Uma das melhores formas de estabelecer uma cultura de segurança consolidada na sua empresa, é através da promoção de eventos dinâmicos para os membros da sua equipe.

  • Forneça meios para os colaboradores compartilharem situações de risco

Assim, não somente um colaborador terá essa percepção de risco, como todos os outros serão capazes de perceber que determinada situação é insegura. É por este motivo que um meio de compartilhamento de informações é tão importante para a manutenção de segurança de todo o time.

  • Inclua os colaboradores da análise de risco

Algumas situações passam despercebidas pelos trabalhadores em seu dia a dia. É por isso que uma visão externa numa análise de riscos pode ser tão relevante para a prevenção de acidentes em uma determinada atividade.

A segurança do trabalho é um fator dinâmico que exige não só o manejo de agentes perigosos, como maquinários e substâncias nocivas, como também o gerenciamento de equipes e das relações sociais no trabalho.

A percepção de riscos é uma importante ferramenta para a prevenção de acidentes, realizando a capacitação dos trabalhadores, frente a situações de insegurança.

Dessa forma, esperamos que as nossas dicas tenham auxiliado a entender um pouco mais sobre como a percepção de riscos pode contribuir para a prevenção de acidentes em sua organização. Caso você queira saber um pouco mais sobre como aplicar diferentes medidas preventivas na sua CIPA, basta acessar o meu blog e conferir o universo de conteúdos que preparamos especialmente para você!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

, ,
Comunicação de Acidente de Trabalho: Qual o prazo de envio no eSocial?
Maio amarelo: qual o significado da campanha?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu