como fazer prevenção de acidentes

Prevenção de acidentes: 6 práticas para segurança no trabalho

Não importa se a empresa é grande, média ou pequena a prevenção de acidentes de trabalho precisa ser um dos assuntos prioritários de todo gestor.

Até porque, é o trabalhador quem faz a engrenagem girar e mantém a empresa funcionando e dando lucro. Então, zelar por ele é o mínimo que uma empresa pode fazer.

Pensando nisso, neste artigo, vou te mostrar 6 práticas para a segurança no trabalho. Acompanhe a leitura para saber mais!

  • Por que a prevenção de acidentes é importante?
  • Dicas para prevenir acidentes no trabalho.

Por que a prevenção de acidentes é importante?

Pouco se sabe, mas o quanto a empresa cuida e investe em segurança do trabalho tem impacto direto na credibilidade dela no mercado.

Por isso, é muito importante a prevenção de acidentes tanto para a segurança do ambiente, quanto para a saúde do trabalhador.

Para isso, é importante também estar atento aos critérios de fiscalização para garantir a integridade da equipe de trabalho.

Um ponto que vale ser destacado, é o fato de que os procedimentos para a prevenção de acidentes precisam de atualizações periódicas. Sempre que houver iminência de novos riscos ou até mesmo o surgimento de tecnologias inovadoras para a prevenção.

Investir em segurança do trabalho é mostrar ao seu colaborador que ele está sendo cuidado e isso pode até mesmo motivá-lo ainda mais na realização de suas atividades.

Dicas para prevenir acidentes no trabalho

Existem algumas práticas básicas que se seguidas podem ajudar e muito na prevenção de acidentes. Separamos algumas a seguir. Confira!

1.   Dar treinamento aos seus colaboradores

Este deve ser o primeiro passo de um gestor; dar treinamento de segurança do trabalho aos seus colaboradores.

Para isso, é necessário que seja feito um treinamento específico com funcionários de cada setor, para que os riscos fiquem claros e eles sejam capazes de analisá-los e controlá-los.

2.   Fornecer EPI’s de qualidade

Que os EPI’s são equipamentos necessários para a segurança do trabalho você já deve saber, mas de nada adianta ter um equipamento para a prevenção de acidentes, se ele verdadeiramente não previne.

Usar capacetes quebrados, luvas velhas e furadas, etc. Não vai prevenir acidentes, mas sim facilitar que eles aconteçam, por isso os EPI’s precisam ser checados periodicamente e os novos precisam estar à disposição do trabalhador.

3.   O local de trabalho precisa estar limpo e organizado

Boa parte dos acidentes ocorrem por conta da área de trabalho está desorganizada, seja porque tem uma ferramenta no lugar errado, ou uma caixa no meio do caminho, óleo vazando pelo chão, coisas como essas podem levar a acidentes graves.

Por isso é tão importante o cuidado e a atenção redobrados com o ambiente de trabalho. Assim você consegue prevenir acidentes.

4.   Cuidados com as máquinas e ferramentas de trabalho

Tudo que tem relação ou contato com o trabalhador precisa de cuidados e de atenção, pois pode vir a gerar algum tipo de risco. As máquinas e ferramentas são bons exemplos.

Elas precisam de manutenção constante por profissionais capacitados e o trabalhador precisa ser informado que quando esses elementos apresentaram qualquer tipo de problema, a equipe de suporte deve ser acionada.

O colaborador também deve ser instruído para não tentar resolver o problema sozinho, afinal isso é de grande risco para ele.

5.   Os exames periódicos precisam ser levados a sério

É preciso deixar claro que as doenças ocupacionais não acontecem de uma hora para a outra. Normalmente, elas se originam de serviços repetitivos que os colaboradores exercem no ambiente de trabalho.

Por isso, o RH ou o setor responsável precisa fazer periodicamente exames médicos para ter as informações de saúde do trabalhador atualizadas.

Assim, torna-se possível a prevenção de doenças, já que elas poderão ser identificadas em sua origem facilitando assim o tratamento e a recuperação do colaborador.

6.   Respeitar as leis e regulamentações

Toda e qualquer atividade que for exercida no ambiente da empresa precisa ser respaldada pelas legislações e regulamentações de prevenção de acidentes e segurança do trabalho. O gestor tem a obrigação de segui-las ou o seu não cumprimento será passível de multa.

Agora que você está por dentro das práticas que devem ser adotadas para a prevenção de acidentes e a segurança no trabalho, não deixe de compartilhar este post com seus amigos!

Gostou do texto? É só acompanhar o meu blog e ter acesso a mais conteúdos como este!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

, ,
Cenários de emergência: sua empresa está pronta para lidar com eles?
GRO: quem pode elaborar e assinar o programa?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir