Como fazer a Prevenção de acidentes

Prevenção de acidentes: como ser mais eficaz e reduzir os acidentes de trabalho

Quando o assunto é segurança no ambiente de trabalho, a prevenção de acidentes é uma das melhores maneiras de reduzir os riscos na sua empresa.

Os acidentes de trabalho podem ocorrer de maneira inesperada ou não, de forma a interromper a atividade de trabalho, causando lesões e até mesmo a morte do empregado.

Acidentes de trabalho são mais comuns do que imaginamos e, diariamente, milhares de trabalhadores são vítimas pelos mais diversos motivos.

Entre eles, podemos citar a falta de preparo do empregado para executar as atividades e até mesmo a negligência do empregador referente às normas de segurança do trabalho.

Os acidentes de trabalho impactam negativamente no seu negócio e, para te ajudar a reduzir esses casos na sua empresa, a Cipinha vem trazer dicas para você!

Continue a leitura do artigo e veja como prevenir os riscos de acidentes e reforçar a segurança da sua equipe.

O que é um acidente de trabalho?

Antes de conhecer quais são as práticas mais eficientes para reduzir os acidentes de trabalho,  vamos entender o que a legislação brasileira entende por acidente de trabalho.

De acordo com a regulamentação trabalhista (Lei nº 8.213/91), o acidente de trabalho é caracterizado por:

“ocorrência em exercício do trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho, ou, em casos extremos, podendo levar à morte”.

Segundo a legislação, os acidentes de trabalho são equiparados às doenças ocupacionais, provocadas por fatores que também são relacionados ao local de trabalho.

Quais são os tipos de acidente de trabalho?

A Consolidação das Leis do Trabalho classifica os acidentes de trabalho em três tipos, sendo eles:

1. Acidente de trabalho típico

O acidente de trabalho típico se trata daquele que ocorre dentro do expediente do colaborador, em seu local de trabalho ou nas dependências da empresa.

Então, por exemplo, um acidente com um maquinário que apresentou defeito e feriu um colaborador é considerado como típico.

2. Acidente de trabalho atípico

Por outro lado, um acidente de trabalho atípico é aquele relacionado com doenças ocupacionais.

Esse tipo de acidente pode ser provocado por atividades repetitivas ou contaminação por algum agente químico, físico, biológico ou radioativo.

Dentro da classificação das doenças ocupacionais, ainda existem duas subdivisões: as doenças do trabalho e doenças profissionais.

As doenças do trabalho são aquelas ocasionadas pelas características do ambiente de trabalho ou por condições de trabalho inadequadas.

Já as doenças profissionais são aquelas relacionadas às características das atividades exercidas por determinados profissionais.

3. Acidente de trajeto

Além dos acidentes de trabalho típicos e atípicos, ainda existe o acidente de trajeto ou percurso, que ocorre durante a rota entre a residência do colaborador e a empresa.

Esse tipo de acidente também enquadra situações em que o colaborador está viajando pela empresa em qualquer meio de transporte.

Por que é importante a prevenção no ambiente de trabalho?

A prevenção de acidentes é composta por diversas práticas que tem como intuito manter a saúde do trabalhador e a segurança do ambiente.

Nessa realidade, as medidas de prevenção e segurança são de extrema importância para evitar acidentes, oferecendo benefícios para todos os envolvidos na execução de tarefas.

Ações de prevenção a acidentes de trabalho atendem aos critérios de fiscalização, garantindo a integridade de toda a equipe.

É importante salientar que os procedimentos para a prevenção de acidentes devem passar por uma melhoria contínua.

Isso porque sempre pode haver novos riscos atrelados à execução das tarefas.

Existem diversas vantagens atreladas às políticas de prevenção a acidentes em uma empresa, podendo, inclusive, impactar no engajamento dos trabalhadores para com a organização.

7 Dicas valiosas para eliminar acidentes de trabalho

Agora que você já conhece a relevância da prevenção de acidentes de trabalho para qualquer negócio, vejamos aqui 7 dicas para eliminar situações de risco na sua empresa:

1. Conheça quais são os riscos da sua empresa

Antes de tomar qualquer ação de prevenção, é necessário fazer o levantamento de todos os riscos que o local de trabalho oferece.

Neste mapeamento, é muito importante a participação de todos os colaboradores daquela área, para identificar quais são os locais que merecem mais atenção.

2. Conheça a legislação de prevenção a acidentes

O conhecimento da legislação, especialmente das Normas regulamentadoras (NRs) que regem o seu setor é uma forma eficiente de conhecer quais são os procedimentos que devem ser realizados.

O direcionamento através das NRs facilita na hora do setor de segurança e saúde desenvolver uma cultura de segurança forte para toda empresa.

3. Realize a manutenção preventiva

Uma das principais causas de acidentes de trabalho é justamente os instrumentos de trabalho irregulares, com funcionamento que deixa muito a desejar.

Nessa realidade, a manutenção preventiva do maquinário e ferramentas fabris é uma das formas mais importantes de reduzir os acidentes de trabalho.

Lembre-se sempre que equipamentos em más condições de uso e sem calibragem, representam um alto risco à saúde e à vida dos usuários.

4. Forneça e incentive o uso de EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) não foram feitos para estarem guardados no armário do colaborador, eles devem ser ativamente utilizados!

Os EPIs garantem mais segurança para o colaborador e eles devem ter consciência sobre a importância de utilizar esses equipamentos.

Para incentivar a adoção de EPIs, a sua empresa pode disponibilizar treinamentos e palestras explicando quais são os riscos da não utilização desses equipamentos.

5. Implemente a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

Obrigatória para as empresas que possuem mais de 20 funcionários no regime celetista, a CIPA é uma comissão regulamentada pela NR-5.

Esta comissão tem por objetivo observar e relatar as condições de riscos no ambiente de trabalho e solicitar medidas para eliminar ou neutralizá-los.

Dessa forma, os próprios colaboradores se envolvem no processo de prevenção de acidentes de trabalho no dia a dia.

6. Ouça os seus colaboradores

Quem mais poderia conhecer os riscos atrelados às atividades se não o próprio trabalhador que está todos os dias no posto de trabalho?

Por isso, é muito importante escutar as sugestões e verificar o que pode ser melhorado naquele setor.

7. Invista em capacitação e treinamento dos seus colaboradores

A capacitação dos colaboradores é de suma importância para que o seu time crie consciência sobre como executar as tarefas de forma segura.

É importante salientar que a necessidade da reciclagem para manter sempre fresco na mente dos colaboradores quais são as práticas seguras.

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