Como realizar a SIPAT

SIPAT: você sabe o que realmente significa a sigla?

Quando uma empresa começa suas atividades, ela visa alcançar o sucesso. Porém, o que muitas organizações esquecem é que esse êxito não deve estar pautado apenas nos números, mas sim em preservar a integridade de seu patrimônio. E a parte mais valiosa dele é a equipe.

Dessa forma, a preocupação com a saúde e bem-estar dos colaboradores deve ser sempre priorizada. Isso porque, trará benefícios para eles e para os resultados do negócio.

Uma das formas de garantir a integridade dos colaboradores é promovendo a SIPAT, evento essencial na prevenção de acidentes, em qualquer empresa, e previsto na lei, independente do nicho.

Você sabe o que significa a sigla SIPAT? Sabe a importância da sua realização? Para entender tudo sobre o assunto, acompanhe os tópicos que separamos neste artigo:

  • O que é SIPAT?
  • Benefícios da SIPAT
  • Como realizar a SIPAT

O que é SIPAT?

A sigla SIPAT diz respeito a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Como o próprio nome descreve, na SIPAT a empresa dedica uma semana para a realização de atividades, que buscam a conscientização e a prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho.

Na SIPAT, qualquer assunto relacionado a saúde e bem-estar dos colaboradores pode e deve ser abordado. Entretanto, as empresas podem selecionar assuntos que sejam mais adequados às necessidades do ambiente que atuam.

Esse é um evento que fica sob responsabilidade da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e que possui obrigatoriedade prevista na NR-5, a Norma Regulamentadora que cuida de assuntos relacionados à segurança no trabalho.

Assim, a SIPAT deve ser realizada anualmente, a fim de promover a saúde física e mental dos trabalhadores.

Benefícios da SIPAT

Pensar que a SIPAT promove benefícios apenas para os funcionários é um grande equívoco. Essa é uma tarefa que tem o papel vantajoso para os funcionários e para a empresa, em diversos aspectos.

Veja os principais benefícios de realizar a SIPAT

– Diminui o índice de afastamento:

Inegavelmente, quando os funcionários estão mais atentos e instruídos sobre possíveis riscos a sua saúde, conseguem diminuir episódios de faltas por doenças ou acidentes no ambiente de trabalho.

– Promove integração entre a equipe:

As atividades da SIPAT servem como uma ótima forma de unir a equipe, promover um ambiente colaborativo e até de descontração enquanto aprendem.

Até porque, o aprendizado pode ser feito com tarefas descontraídas e que incentivem a participação de todos.

– Ajuda nos resultados do negócio:

Com funcionários mais conscientes, os riscos diminuem e, consequentemente, as faltas são reduzidas, gerando mais produtividade e melhores resultados para a empresa.

Além disso, mostrar para os funcionários como a empresa se preocupa com sua saúde motiva-os, não só para as atividades preventivas no dia a dia, mas para entrega de resultados.

Como realizar a SIPAT

A SIPAT é um evento muito importante e que gera resultados indispensáveis para colaboradores e empresa.

Por isso, deve ser bem organizada com semana e horários definidos, os quais busquem atender toda a equipe.

É fundamental que sejam realizadas tarefas interativas e dinâmicas. Assim, será possível entreter, prender a atenção dos funcionários e ainda promover bons momentos em equipe.

Nesse sentido, existem empresas qualificadas e especializadas em palestras. Esse é o trabalho da Realizarte (empresa parceira do Cipinha), que oferece um conteúdo sobre segurança do trabalho de maneira interativa, com o uso de mágicas nas dinâmicas que proporcionam resultados surpreendentes.

Além disso, a equipe da Realizarte pode te ajudar a realizar o evento de forma presencial ou online. Clique no link e solicite um orçamento.

Espero que você tenha gostado do artigo, aproveite para compartilha-lo nas suas redes sociais, até breve.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , , ,
    Post anterior
    Riscos de acidentes: vale a pena dar mais atenção aos recém-contratados?
    Próximo post
    Quais as vantagens de investir em saúde e segurança do trabalho?

    Posts relacionados

    Deixe um comentário, juntos aprendemos mais!

    Menu