O técnico de segurança do trabalho é um dos principais protagonistas na empresa, responsável por promover segurança, saúde e bem estar entre os colaboradores.
E para justificar a importância de um profissional, para essas finalidades, não precisamos de argumentos tão elaborados, basta verificar indicativos frequentes de pesquisas, que apontam uma assustadora realidade.
Uma delas é a constatação de que um trabalhador morre por acidente de trabalho ou doença ocupacional a cada 15 segundos. Contabilizando de 2012 a 2020, foram 21.467 brasileiros, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Os acidentes são tão frequentes que entre 2012 a 2017, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) gastou em média R$67 bilhões com pagamentos para vítimas de acidentes e doenças ligadas ao trabalho.
É nesse cenário preocupante que a atuação de um Técnico de Segurança do Trabalho recebe destaque. Através dele, a empresa consegue se manter longe de multas, processos judiciais, doenças e acidentes, que impactam na produtividade.
Por isso, entenda, nesse post, a importância de ter esse profissional na equipe. Veja o que separei:
- O que faz um Técnico de Segurança do Trabalho?
- Importância na empresa!
O que faz um Técnico de Segurança do Trabalho?
O Técnico de Segurança do Trabalho é o profissional que atua nos ambientes que oferecem riscos, mesmo nos locais em que, aparentemente, o risco não existe.
A atividade desse profissional é regulamentada pela Portaria nº 3.275 de 21 de setembro de 1989. A portaria estabelece as principais atribuições de um Técnico em Segurança do Trabalho, sendo citados no total 18 itens referentes a rotina desse trabalhador. São eles:
- Informar ao empregador seu parecer técnico sobre soluções e riscos existentes;
- Manter os funcionários cientes dos riscos e das medidas tomadas como solução;
- Verificar quais os métodos de trabalho utilizados, identificar os riscos de doenças ocupacionais, acidentes de trabalho ou agentes ambientais agressivos, a fim de propor medidas de eliminação ou controle;
- Fazer os procedimentos de segurança e higiene, avaliando os resultados alcançados, adequando-os as estratégias usadas e integrando a ações preventivas;
- Realizar programas de prevenção e sugerir atualizações nos procedimentos;
- Promover eventos de discussão sobre riscos de acidentes e doenças ocupacionais;
- Organizar os períodos de reforma e construções com padrão de segurança e higiene;
- Difundir em todos os setores as análises, normas e todas as informações pertinentes à segurança no trabalho;
- Selecionar e inspecionar equipamentos de proteção indispensáveis, levando em consideração os requisitos da legislação;
- Estimular atividades de preservação ao meio ambiente;
- Orientar empresas prestadoras de serviços sobre procedimentos de segurança;
- Usar métodos científicos para as atividades relacionadas à segurança e higiene;
- Levantar estatísticas de acidentes e doenças do trabalho, propondo ajustes e prevenção;
- Fornecer analises precisas ao RH;
- Informar a todos sobre atividades insalubres e perigosas, bem como as medidas de cuidado;
- Avaliar as condições ambientais de trabalho com parecer técnico;
- Relacionar-se com órgãos que cuidem desses assuntos;
- Participar de eventos de aperfeiçoamento profissional.
Importância na empresa!
Independente da área de atuação, toda empresa precisa de profissionais que tenham atividades engajadas em diminuir os riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
Nesse sentido, ter um Técnico de Segurança do Trabalho reduz as possibilidades de custos com tratamentos de funcionários, problemas na justiça e índice de afastamento dos funcionários.
Vale ressaltar que, empresas que não priorizam a prevenção da saúde e bem estar de seus colaboradores, acabam tendo muitos profissionais invalidados por doenças e acidentes, o que se reflete significativamente na produtividade do negócio.
Por isso, ter um profissional com o conhecimento técnico correto, para gerir riscos se torna essencial. Esse é papel do Técnico de Segurança do Trabalho, pois ele entende quais os principais métodos para promover a saúde e segurança na empresa.
Agora que você conheceu como esse profissional é importante, preze pela integridade de seus colaboradores e do sucesso de sua empresa, avaliando um bom profissional dessa área.
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