Técnico em Segurança do Trabalho: afinal, o que faz este profissional?

Técnico em Segurança do Trabalho: afinal, o que faz este profissional?

O técnico em Segurança do Trabalho tem como objetivo principal diminuir os riscos e garantir a integridade física dos colaboradores de uma empresa.

Tal profissão é essencial para o mercado de trabalho, visto que garante à saúde do trabalhador.

Por isso, no artigo de hoje, vamos explicar melhor qual o papel de um técnico em segurança do trabalho e a importância de ter um profissional especializado dentro das empresas.

E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e aprenda tudo sobre o curso e a profissão!

Qual o papel de um técnico em Segurança do Trabalho?

Como mencionado anteriormente, este profissional tem como papel principal assegurar a integridade física e diminuir os riscos no ambiente de trabalho dos colaboradores em empresas.

O Técnico de segurança do trabalho atua inspecionando equipamentos, investigando as condições de trabalho dos funcionários e analisando as possíveis causas de acidentes no ambiente de trabalho e como solucioná-las.

Além disso, este profissional ainda é responsável por assegurar que todas as regras sejam cumpridas pelos colaboradores das empresas e também são capazes de desenvolver programas de treinamento e capacitação.

Confira agora 4 funções de um técnico em Segurança do Trabalho:

  • Promover programas de prevenção de riscos ambientais
  • Identificar fatores de risco de acidentes de trabalhos
  • Analisar os métodos e processos laborais
  • Desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho

Quanto ganha um técnico em Segurança do Trabalho?

O piso salarial desse profissional é determinado de acordo com os sindicatos da categoria e podem variar conforme a cidade e o estado de atuação.

Entretanto, de acordo com dados do Guia das Profissões feito pelo MEC no ano de 2020, o salário médio de um técnico em Segurança do Trabalho é de 4.035,00 reais.

Vale ressaltar que, o salário pode variar de 3.100,00 reais a 10.000,00 reais dependendo da área de atuação e da experiência do profissional.

Como se tornar um profissional em Segurança do Trabalho?

Para atuar nessa área, é necessário fazer um curso técnico – garantindo uma formação mais ágil.

Nesse caso, estudantes a partir do segundo ano do ensino

médio ou que já concluíram o ensino médio podem se matricular.

Após a formação do curso, o estudante deverá retirar o registro profissional com o Ministério do Trabalho e da Previdência.

Nesse curso técnico, o estudante estuda matérias diversas de ciências aplicadas, gestão de pessoas, comunicação, informação e fundamentos de Segurança e Saúde no Trabalho.

Quais são as áreas de atuação do técnico?

A área de atuação do técnico em Segurança do Trabalho é bastante ampla, visto que, as maiorias das empresas precisam seguir normas regulamentadoras visando a segurança dos seus colaboradores.

O técnico pode atuar em indústrias, construções civis, hospitais, empresas privadas, órgãos governamentais e agropecuárias.

Vale ressaltar que cada setor possui suas especificidades, sendo assim, o ideal é que o profissional tenha total conhecimento da empresa na qual está inserido, visando contemplar suas expectativas.

Conclusão

Com o passar do tempo, esta profissão veio ganhando mais força devido à necessidade de assegurar a segurança no ambiente de trabalho.

Hoje em dia, as empresas, com o objetivo de melhorar as suas condições e manter suas operações em funcionamento, seguem as leis com mais rigor.

A supervisão de um Técnico em Segurança do Trabalho é fundamental para manter as operações em pleno funcionamento e garantir o constante crescimento da empresa.

Ter um profissional especializado em solucionar, minimizar e eliminar os problemas é fundamental para o sucesso de uma empresa. Afinal, além de evitar crises e acidentes no ambiente de trabalho, tal harmonia melhora o clima do ambiente, fazendo com que os colaboradores se tornem mais produtivos e eficientes.

Se você pretende promover na sua empresa uma conscientização em relação ao ambiente de trabalho, pode contar com o Cipinha!

O personagem aborda de uma forma criativa e lúdica assuntos extremamente relevantes para o ambiente de trabalho, prevenção de acidentes de trabalho, saúde do trabalhador, meio ambiente, ergonomia e muito mais!

Ele é um forte aliado dos Técnicos em Segurança do Trabalho, caso você tenha se interessado, clique aqui para saber mais!

E então, o que achou do nosso conteúdo? Continue acompanhando nosso blog para mais informações relacionadas ao mundo do trabalho!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Cultura de segurança, Saúde do trabalhador, Técnico Segurança do Trabalho
Ser Cipeiro: qual a sua função e como funciona a estabilidade?
eSocial: conheça como evitar as principais multas em SST

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir