O que é o movimento Abril Verde

Abril verde: como o mês de Abril se relaciona com a segurança no ambiente de trabalho?

CIPA, Segurança do trabalho

Nos últimos tempos é comum ouvir falar em meses representados por alguma cor. O outubro rosa, por exemplo, entrou bastante em evidência, alertando a população a respeito do câncer de mama, o que levou a outros movimentos igualmente famosos. Mas você conhece o Abril Verde?

O tema deste movimento também é muito importante para a população em geral. Trata-se de uma campanha que tem por objetivo alertar a comunidade como um todo sobre a importância de uma boa segurança no ambiente de trabalho.

O lema do movimento, divulgado pelo governo, é “Trabalhar sim, adoecer não”, ressaltando a importância do trabalho consciente para a vida do cidadão.

Por mais que o trabalho seja uma necessidade para o brasileiro, a busca pelo dinheiro necessário para o próprio sustento e o de sua família não pode afetar a sua saúde.

O ambiente de trabalho fornecido pelo empregador deve cumprir requisitos mínimos, e passar por rigorosa verificação estatal, para que os empregados consigam prestar o seu serviço com qualidade, mas sem prejudicar a própria saúde no processo.

Saiba o motivo do movimento

Para entender o motivo deste movimento, basta saber de um dado: o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking de países com mais acidentes de trabalho.

Entrando em mais detalhes: a cada minuto um brasileiro sofre um acidente de trabalho. Para ser mais exato, de acordo com os dados oficiais, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho. E a cada 4 horas, um trabalhador morre por conta de um acidente destes.

A situação é preocupante. Ainda que tenhamos passado por alguma melhora recente, vez que desde 2017 os números envolvendo acidente de trabalho vêm reduzindo (de maneira muito lenta, diga-se de passagem), a situação nacional ainda é grave.

Porém o movimento não é apenas nacional. Em 1969 um acidente chocou o mundo. Uma mina de carvão no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, explodiu e o resultado foi a morte de mais de setenta trabalhadores, além de um grande número de desaparecidos.

Cinquenta anos após o evento, em 2019, o impacto ainda é sentido. É para homenagear estes trabalhadores, e para que a população não se esqueça da preservação da segurança no ambiente de trabalho, que a data é comemorada no mesmo mês que o acidente aconteceu.

Por que em abril? E por que a cor verde?

A explosão da mina no estado da Virgínia é considerada o maior sinistro envolvendo acidente de trabalho em todo o mundo.

A repercussão foi tão grande que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu, em 2003, institui que a data em que a explosão aconteceu (28/04) seria considerada o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Além disso, no dia 07 de abril comemoramos o Dia Mundial da Saúde. Combinando a existência dessas duas datas, nada mais coerente do que escolher o mês de abril para a campanha de conscientização a respeito da importância da segurança no trabalho.

Para simbolizar a campanha, da mesma forma que os outros meses coloridos, o símbolo é um laço. Já a cor verde, foi escolhida como uma representação das questões de segurança e saúde no trabalho.

Como abordar o Abril Verde na sua empresa?

Agora que você conhece a importância de tratar do tema de segurança e saúde no trabalho, podemos partir para um aspecto prático: como abordar o tema dentro das empresas? Qual a melhor forma de informar aos funcionários sobre os seus direitos?

Começando pela atitude mais simples: utilize a cor verde na empresa durante o mês de abril. Claro que essa atitude não pode ser tomada isoladamente. Será necessário instruir os funcionários, explicando o motivo da decoração verde durante o mês.

Para isso, é interessante se utilizar de panfletos e cursos de treinamento a respeito do ambiente de trabalho e a importância de um bom ambiente para a saúde e segurança do trabalhador.

Decerto, apenas o conhecimento do empregado não é suficiente para um bom ambiente de trabalho. Boa parte desse processo parte de você, empregador.

É importante neste mês revisar as políticas de segurança dentro do ambiente de trabalho. Verificar os Equipamentos de Proteção Individual e garantir que todos os funcionários saibam utilizar os equipamentos. Estimular o cuidado e a prevenção na empresa.

Aproveite o momento para atualizar a comunicação com os funcionários. Sempre vale a pena investir num manual de segurança, para que os empregados entendam as melhores práticas dentro de um ambiente.

Além de ser uma excelente forma de reduzir os acidentes no ambiente, o manual também serve como um mitigador para a responsabilidade do empregador em caso de um eventual acidente.

Quando o empregador apresenta provas de que os empregados possuíam EPIs em boas condições e eram constantemente treinados em prevenção de acidentes, a tendência é que se eximam da responsabilidade em caso de eventual processo judicial.

Conclusão

Não há dúvidas quanto à importância de um bom ambiente de trabalho para a segurança e saúde do trabalhador. E é importante saber que manter um ambiente saudável é uma responsabilidade conjunta do empregador e do empregado.

O mês de abril serve como um lembrete anual a respeito do tema. Utilizar a cor verde durante o mês para lembrar constantemente os funcionários é uma forma inteligente de manter o tema em evidência.

Além do mais, é interessante aproveitar o momento para atualizar as políticas de segurança no meio do trabalho e, assim, melhorar a saúde dos funcionários e, consequentemente, a sua satisfação no trabalho (e sua produtividade).

Além disso, manter políticas de segurança atualizadas são formas de minimizar ou mesmo excluir a responsabilidade do empregador em caso de um eventual acidente de trabalho.

O tema é, portanto, importante. E o Abril Verde é um movimento que nos auxilia a lembrar deste tema. É uma oportunidade de revermos os nossos conceitos e nos aproximarmos de um ideal de comportamento que seja benéfico a todos.

Em suma, a campanha merece o apoio da sociedade, que em conjunto com o Poder Público podem mudar o quadro tenebroso que o Brasil possui em relação à segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Para essas informações e muito mais, basta continuar acompanhando o nosso Blog do CIPINHA. Até a próxima!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

, ,
Agentes nocivos: quais são considerados para a aposentadoria especial?
Quais as diferença entre Tecnólogo e Técnico de Segurança do Trabalho?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu