Ideias para SIPAT

Ideias para SIPAT 2022: três atividades que não podem faltar no evento

A sigla SIPAT significa “Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho” e toda organização que possui uma CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) busca organizar essa semana de uma forma descontraída e focada em conscientizar os colaboradores sobre as ações de segurança dentro da empresa e a importância disso para realização das atividades.

A SIPAT é regida pela Legislação determinada na Portaria Nº 3.214, NR 5, item 5.16 letra “O”, “Promover, anualmente, em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT)”.

O Cipinha preparou esse texto para te mostrar algumas informações sobre a SIPAT, como os objetivos, legislação que regulamenta e os benefícios de realizar em sua empresa.

Além disso, traz algumas ideias de atividades para fazer na SIPAT 2022 e deixar todos os funcionários e convidados bem informados e conscientizados. Acompanhe a leitura para entender melhor!

Objetivos da SIPAT

Basicamente a SIPAT tem objetivo de divulgação, orientação e promoção à prevenção de acidentes, saúde e segurança no trabalho, além de ter o foco levar os colaboradores a resgatarem os valores esquecidos no dia a dia.

Dessa forma será incentivado não apenas a ideia de segurança, mas sim a prática de segurança de maneira que desenvolve a importância de eliminar os acidentes no trabalho e desempenhar atitudes de vigilância com intuito de reconhecer e corrigir ações e práticas perigosas dentro da empresa.

Benefícios da SIPAT

  • Reduz os acidentes e doenças ocupacionais;
  • Diminui os índices de afastamento;
  • Os funcionários ficam mais saudáveis e produtivos;
  • Contribui no clima organizacional;
  • Integra os profissionais e departamentos

Ideias para SIPAT 2022

É interessante que todos os anos a empresa faça buscas de atividades criativas para a SIPAT. Então, siga a leitura para conferir algumas ideias para SIPAT que podem ser diferentes para você colocar em prática com sua equipe.

Brindes para os colaboradores

Após alguma palestra, os ouvintes gostam de receber “mimos” e um presente/ lembrança para os colaboradores que participarem fielmente, é interessante que recebam algo, embora não deva ser um investimento prioritário da empresa.

Esse presente pode ser: kit de higiene pessoal e/ou bucal, xícaras, cadernos e canetas personalizadas, pen drive, agenda e muito mais.

É interessante que tente fazer parcerias com os fornecedores, seja para ofertar palestras ou contribuições de alguma forma, assim você abordará a todos e deixará os participantes mais empolgados.

Palestras diferenciadas

É um dos melhores investimentos de uma empresa na SIPAT, as palestras são indispensáveis e é interessante que busque fazer esse procedimento com uma abordagem diferente, mais descontraído nos momentos propícios, como dinâmicas entre os funcionários, assim estará envolvendo a todos. Além disso, é interessante:

  • Apresentações teatrais: é uma abordagem muito válida para a SIPAT, pois é uma forma didática de orientar os participantes sobre o tema que está sendo abordado.
  • Paródias musicais: as paródias são uma ótima forma de absorção do conhecimento recebido, então fazer essa atividade na SIPAT será ótimo e irá descontrair a todos.

Participação da família

É interessante a SIPAT abrir espaço para os membros da família que desejam participar do evento, pois é uma forma de interagir com outras pessoas, além de desenvolver um laço entre a família e empresa.

Uma opção é fazer um concurso entre as famílias, com cartazes, desenhos, frases e outras ações, para representar a visão de cada família sobre o tema da palestra, dessa forma irá integrar a família na empresa e desenvolver em todos a consciência de segurança.

Cuidados com a saúde

Outro tipo de atividade que pode ser feita na SIPAT, principalmente se a empresa tiver contrato médico e poder convidar parceiros ou fornecedores da área de saúde para estarem realizando aferição de pressão arterial, taxa de glicemia, cálculos de IMC, massagens e outros cuidados.

aso a empresa não seja conveniada, uma opção é a parceria com alguma escola de enfermagem, pois além dos funcionários serem beneficiados, os estudantes de enfermagem poderão exercer os conhecimentos.

Exames de vistas também são feitos de forma gratuita em algumas empresas. São excelentes oportunidades de desenvolvimento, aprendizado e descontração tanto por parte dos funcionários, quanto pela família e fornecedores/parceiros.

A realização da SIPAT é imprescindível, além de muitas outras ações realizadas com foco na segurança do trabalho. Logo, você pode conhecer e aprender muito mais com os conteúdos que o Cipinha preparou para nosso blog.

Clique aqui agora mesmo para conferir tudo que preparamos para você!

Espero que você tenha gostado de todas as ideias para SIPAT 2022 deste artigo!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

, ,
CIPA 2022: quais cuidados para evitar a pandemia de COVID-19?
Riscos ergonômicos: cuidados para preveni-los no trabalho

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu