Inspeção de segurança do trabalho qual objetivo e como funcionam

Inspeção de segurança do trabalho: qual objetivo e como funcionam?

Segurança do trabalho

Olá, amigo prevencionista você sabe que a Inspeção de Segurança é essencial para qualquer atividade, certo? É por isso que no primeiro artigo do meu blog fiz questão de escolher este tema! Espero que você possa aproveitá-lo ao máximo!

A segurança no ambiente de trabalho é um assunto cada vez mais relevante. Afinal, as medidas para garantir saúde e segurança dos colaboradores resguarda também gestores e proprietários de ações trabalhistas e otimiza a produtividade da empresa.

Entre as principais medidas de segurança no trabalho está a inspeção, que tem como objetivo detectar causas que ameacem a saúde e segurança dos colaboradores.

Essa ferramenta auxilia na redução de riscos, diminuindo vulnerabilidades no ambiente de trabalho e tornando a jornada mais segura.

Neste artigo, entenda como as inspeções acontecem, quais os tipos de inspeção e os motivos que as tornam fundamentais na rotina de uma empresa. Acompanhe os tópicos que separamos:

  • O que é inspeção de segurança do trabalho?
  • Tipos de inspeção de segurança
  • Importância da checklist de inspeção

O que inspeção de segurança do trabalho?

As inspeções de segurança do trabalho são procedimentos que têm o objetivo de identificar possíveis riscos para os colaboradores, no ambiente de trabalho.

Elas são medidas preventivas que verificam a eficácia de ferramentas e atentam para condições perigosas, as quais podem ser evidenciadas no comportamento da equipe ou no ambiente físico.

As medidas adotadas na inspeção são baseadas na análise das pessoas continuamente, avaliando fatores de risco de acordo com a proposta metodológica aplicada.

Respaldado nos levantamentos da inspeção de segurança, os agentes de acidentes são identificados.

A partir disso, é possível traçar planejamentos para evitar que os acidentes se concretizem, tendo como base essas identificações.

Veja os tipos de inspeção de segurança do trabalho, continuando a leitura.

Tipos de inspeção de segurança

Existem alguns tipos de inspeção de segurança do trabalho. Cada uma pode ser aplicada de acordo com diferentes objetivos, programadas em épocas distintas e com intervalos variáveis de acordo com o que se pretende analisar.

Entenda sobre cada tipo:

 – Inspeções gerais: as inspeções gerais são realizadas envolvendo todos os setores da empresa, abarcando todos os problemas de segurança do trabalho.

 – Inspeções parciais: já as parciais se limitam a áreas específicas, podendo ter ações limitadas também. Ou seja, determinados tipos de equipamentos e máquinas podem estar incluídos ou não.

 – Inspeções de rotina: esse tipo de inspeção é realizada frequentemente, verificando se existem erros comuns no cotidiano. É um tipo comum que precisa ser adotado no dia a dia obrigatoriamente.

 – Inspeções periódicas: as inspeções periódicas são realizadas em períodos específicos. Geralmente são feitas em equipamentos que, por lei, precisam de revisão e manutenção como elevadores, caldeiras etc.

 – Inspeções eventuais: esse tipo de inspeção não possui uma data específica, mas é importante para verificar problemas que não foram previstos.

 – Inspeções oficiais: realizadas por agentes oficiais e empresas de seguro.

 – Inspeções especiais: são feitas com controle técnico, com profissionais especializados e aparelhos destinados a testes.

Importância da checklist de inspeção

A checklist é feita organizando cada item em lista. Ela é importante, pois ajuda a não esquecer os detalhes que precisarão ser analisados na inspeção.

Ela pode ser feita manualmente ou em softwares e aplicativos. Além disso, existem modelos de formulários já prontos que auxiliam na inspeção.

De qualquer maneira que seja feita, é importante que a checklist esteja alinhada com as normas regulamentadoras.

Gostou do conteúdo? Continue navegando no blog da Realizarte para acessar assuntos relacionados. Até a próxima!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    Acidentes de trabalho: 5 dicas de atividades para reduzi-los a zero

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Menu