Acidentes de trabalho: 5 dicas de atividades para reduzi-los a zero

A cada mudança estabelecida pela legislação brasileira, as empresas precisam se adaptar para acompanhá-las. Sobretudo, quando se trata das leis de segurança e promoção da saúde dos colaboradores.

Essa preocupação não é à toa, afinal, o Brasil é um dos países em que mais há registros de acidentes de trabalho.

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o nosso país está em 4º lugar em relação ao número de mortes causadas por esses acidentes.

São 1,3 milhão de casos no Brasil e 270 milhões de acidentes registrados em todo o mundo, desde 2003, quando houve a adoção, em 28 de abril, do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

Nesse contexto, promover a segurança no ambiente de trabalho é imprescindível.

Mas você sabe como implementar ações de segurança para evitar acidentes de trabalho? Como engajar os funcionários para enxergar e reduzir os riscos no ambiente?

Para te ajudar, trouxemos, neste artigo, 5 dicas de atividades para reduzir os riscos de acidente de trabalho. Veja os tópicos dessa leitura:

  • Importância da prevenção de acidentes de trabalho
  • Papel das empresas na segurança do trabalho
  • 5 dicas de atividades para reduzir riscos no ambiente de trabalho

Importância da prevenção de acidentes de trabalho

Prevenir acidentes de trabalho é muito importante para a manutenção da saúde dos colaboradores e segurança na empresa.

As ações de prevenção são benéficas tanto para os funcionários como para as organizações. Além de proteger dos riscos à saúde e afastamento por acidentes, otimiza as tarefas no dia a dia de maneira segura e foge dos processos judiciais.

Sem falar que, com medidas de segurança, a taxa de afastamento de funcionários diminui, já que as medidas preventivas impactam diretamente na qualidade de vida dos funcionários.

Papel das empresas na segurança do trabalho

Mesmo com todo desenvolvimento tecnológico e todas as formas de automatizar tarefas, o trabalho humano continua sendo fundamental para qualquer empresa.

Por isso, a saúde dos funcionários, tanto física como mental, deve estar em dia para que possam desempenhar suas funções com concentração e qualidade.

As empresas que não se comprometem com a saúde e bem-estar dos seus colaboradores colocam em risco o seu próprio sucesso.

Assim, a preocupação com a segurança e integridade dos funcionários precisa ser uma das prioridades nas organizações.

Para que você se comprometa com a segurança do seu time, acompanhe as 5 dicas a seguir.

5 dicas de atividades para reduzir riscos no ambiente de trabalho

  1. Faça um diagnóstico dos riscos através de inspeção

Não há dúvidas de que a melhor forma de impedir um acidente é estando à frente de qualquer situação de risco.

É claro que não será possível prever o que ocorrerá, mas existem algumas medidas simples que mitigam problemas.

Uma forma eficiente de diminuir acidentes é fazendo inspeções regularmente. As inspeções servem para verificar possíveis situações arriscadas, analisar medidas a serem tomadas na empresa e apontar a necessidade de treinamento da equipe, ou manutenção das máquinas e equipamentos utilizados.

  1. Incentive a utilização dos EPIs

O fornecimento de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) precisa ser feito para todos os funcionários, de acordo com as funções executadas.

Dessa forma, todos poderão desempenhar suas tarefas com segurança. Da mesma forma que as organizações têm a obrigação de fornecer os EPIs, os colaboradores precisam utilizá-los de maneira adequada, zelando pela integridade desses equipamentos.

Então, é importante incentivar a utilização dos EPIs, cobrando incisivamente e informando sempre sobre os benefícios e redução de riscos quando essas exigências são respeitadas.

  1. Utilize apenas equipamentos e máquinas que tiveram manutenção em dia

Ter máquinas adequadas para as funções da empresa é necessário. Contudo, todas as máquinas precisam de manutenção constantemente.

Garantir que as máquinas estejam em bom estado é fundamental, pois, isso dificulta que acidentes ocorram.

Com a inspeção periódica, é possível controlar os prazos de manutenção e garantir que o funcionamento esteja em ordem.

Vale lembrar a equipe sobre a importância de sinalizar os responsáveis da empresa, caso haja qualquer tipo de irregularidade nas máquinas utilizadas.

Quando algo fora do normal ocorrer nesses cenários, é imprescindível que as máquinas não sejam utilizadas e que as providências de manutenção ocorram, o quanto antes.

  1. Promova a SIPAT para prevenção dos acidentes de trabalho

Outra dica valiosa para prevenir acidentes é a realização da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT).

A SIPAT diz respeito a uma semana voltada para a prevenção de acidentes de trabalhos e/ou doenças ocupacionais.

Essa é uma atividade obrigatória da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), sendo promovida em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT).

A SIPAT é de suma importância, pois através dela, os funcionários são conscientizados de atitudes que geram riscos e estimulam a participação efetiva de toda equipe na busca pela segurança.

Além disso, promove a cultura de redução de riscos no ambiente de trabalho, de forma clara e objetiva.

  1. Invista em treinamento para eliminar os acidentes de trabalho

Nossa última dica diz respeito aos treinamentos, que são essenciais para manter um ambiente seguro. Até porque, as regulamentações mudam, os equipamentos utilizados se transformam e todos esses fatores são refletidos em medidas novas ou aprimoradas.

Portanto, não deixe de capacitar sua equipe. Invista em treinamentos objetivos, de qualidade e que façam seus colaboradores enxergarem de maneira prática os reais riscos no trabalho.

O Brasil é um dos países que mais negligencia a segurança no trabalho. Por conta disso, muitas empresas acabam sofrendo com custos desnecessários em ações trabalhistas.

Valores que poderiam ter sido economizados com investimentos simples, como EPIs e treinamento de segurança para a equipe.

Fazer um investimento contínuo no desenvolvimento de pessoas é a chave para gerar a conscientização necessária, para tornar o ambiente de trabalho saudável e livre de acidentes!

Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas possam ter acesso a estás informações tão importantes!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , , ,
    Post anterior
    Inspeção de segurança do trabalho: qual objetivo e como funcionam?
    Próximo post
    Formação de CIPA: descubra quantos cipeiros sua empresa precisa

    Posts relacionados

    1 Comentário. Deixe novo

    Deixe um comentário, juntos aprendemos mais!

    Menu