o que provoca o acidente de trabalho

Acidente de trabalho: boas práticas para eliminá-los na sua empresa

CIPA, Segurança do trabalho

Tornar o ambiente de trabalho seguro deve ser a prioridade de qualquer empresa. Independente do segmento, a segurança na rotina laboral deve ser sempre avaliada e colocada como uma das prioridades do negócio.

Mas você sabe o motivo dessa causa ser tão importante? Vou te contar! Apesar de não ser tão percebido, cerca de 700 mil pessoas sofrem um acidente de trabalho no Brasil, a cada ano.

Esse é um dos dados levantados pela Previdência Social e pelo Ministério do Trabalho. Se o número já é perturbador, pior ainda é lembrar que muitos acidentes de trabalho não são contabilizados por estarem ligados a contratos informais ou, simplesmente, porque algumas empresas se negam a abrir um comunicado de acidente.

Além disso, nosso país ocupa a quarta posição no ranking mundial de acidentes de trabalho, de acordo com a Organização Internacional do Trabalho.

Isso mostra como é fundamental ter boas práticas, que eliminem os riscos de acidentes. Quer saber quais são elas? Vou te mostrar nesse post. Acompanhe a leitura:

  • Por que as empresas devem se preocupar com acidentes?
  • Boas práticas para eliminar os acidentes de trabalho

Por que as empresas devem se preocupar com acidentes?

De fato, um ambiente seguro é fundamental para a saúde e segurança dos trabalhadores. Entretanto, os benefícios recaem também sobre a empresa, sendo uma medida que beneficia a todos os envolvidos.

Isso porque, empresas que não se preocupam com o bem-estar do trabalhador perdem a credibilidade no mercado, acabam tendo funcionários improdutivos, têm o clima organizacional afetado e podem passar por diversos problemas jurídicos, o que resulta em perda de dinheiro.

Já empresas que se preocupam com a segurança, possuem funcionários engajados, estão de acordo com as normas regulamentadoras, reduz custos com acidentes e aumentam sua credibilidade e competitividade no mercado.

Boas práticas para eliminar os acidentes de trabalho

Para eliminar os acidentes de trabalho, sem dúvidas, o melhor caminho é agir antes dos acidentes. Ou seja, é preciso ter uma estratégia para prevenção.

Tal estratégia pode ser colocada em prática eliminando riscos do ambiente laboral. Por isso, veja essas boas práticas que trouxe, para eliminar de uma vez o acidente de trabalho da sua empresa:

– Atenção nas tarefas

É importante que em todas as atividades os funcionários tenham atenção e foco. Principalmente, em situações de risco, operação de máquinas ou na exposição de qualquer outro fator, que seja um agravante para acidentes.

Para isso, cada departamento pode determinar algumas regras, como por exemplo, não operar máquinas e usar celular ao mesmo tempo.

– Evitar exposição aos riscos

Como a maioria dos acidentes ocorrem por imprudência, é importante que os trabalhadores não se exponham a riscos.

Assim, sempre que uma situação apresentar um potencial risco, a primeira atitude é se afastar e comunicar entre a equipe para o alerta.

– Prezar pela limpeza e organização

Organizar e manter os ambientes limpos também ajuda a reduzir o número de acidentes. Até porque, locais desorganizados podem ter objetos deixados no caminho, o que pode causar tropeços e quedas.

Sem falar que ambientes sujos podem provocar doenças e contaminações, sobretudo, nesse momento de pandemia.

– Utilizar os EPIs

Os Equipamentos de Proteção Individuais são indispensáveis. Se você é um trabalhador, exija em sua empresa. Caso seja o dono do negócio, preze pela aquisição desse material e influencie a equipe a utilizar corretamente.

– Informar acidentes

Sempre informe os acidentes que ocorrem, pois eles servem para a criação de estratégias para prevenir novos problemas.

– Revisar constante de máquinas e equipamentos

Todas as máquinas precisam de revisão e manutenção. Por isso, é importante seguir os prazos para esses serviços, a fim de evitar mau funcionamento e problemas de segurança.

– Monitorar os ambientes

Por último, minha última dica vai para o monitoramento constante dos espaços. Uma boa prática consiste em realizar uma checklist, com os itens que devem ser checados diariamente, semanalmente, mensalmente etc.

Como vimos, seguindo algumas diretrizes de prevenção, fica mais fácil eliminar os acidentes e manter uma equipe saudável e produtiva.

Para esse e outros assuntos, continue acompanhando as minhas dicas. Até mais!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

, ,
Insalubridade: quais atividades são consideradas insalubres?
Trabalho em equipe: como gerar engajamento entre os trabalhadores

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu