CIPEIRO uma função que vai além da estabilidade garantida

CIPEIRO: uma função que vai além da estabilidade garantida

O termo “cipeiro” se refere ao membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio, órgão presente em empresas e estabelecimentos que têm o objetivo de identificar e prevenir riscos de acidentes e doenças ocupacionais.

Ao zelar pela segurança e bem-estar dos trabalhadores, eles contribuem para a redução de acidentes, o aumento da produtividade e a preservação da saúde física e mental dos colaboradores, desempenhando, assim, um papel fundamental nas empresas e organizações.

Sendo assim, no artigo de hoje, vamos explorar as funções que podem ser desempenhadas por um cipeiro e abordar as vantagens de ser um membro da CIPAA.

E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e veja a importância da presença de um cipeiro em uma empresa.

O que é um Cipeiro?

Um cipeiro é um responsável pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio (CIPAA) – comissão formada por trabalhadores de uma empresa que tem como objetivo promover a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

O cipeiro normalmente é eleito pelos próprios colaboradores da empresa para representar os interesses dos trabalhadores na CIPAA e participar de atividades relacionadas a prevenção de acidentes, fiscalização do cumprimento das normas de segurança e realização de treinamentos e campanhas de conscientização.

Ele tem o papel de representar e defender os interesses dos trabalhadores, atuando na fiscalização do cumprimento das normas de segurança e saúde ocupacional e também é responsável por cuidar de assédio dentro das empresas. Em suma, o profissional em questão atua como um intermediário entre os funcionários e a empresa, visando garantir um local de trabalho seguro e saudável.

Quais são as funções de um cipeiro?

O cipeiro é responsável por diversas funções relacionadas à segurança e saúde no trabalho. Confira agora algumas de suas principais funções:

  • Identificar e avaliar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo inspeções periódicas e diagnosticando as condições de trabalho;
  • Propor medidas preventivas para eliminar ou minimizar os riscos identificados;
  • Promover a conscientização e educação dos trabalhadores sobre os riscos e medidas de segurança;
  • Investigar e analisar os acidentes e incidentes ocorridos no ambiente de trabalho, buscando identificar as causas e implementar ações para evitar sua recorrência;
  • Participar da elaboração e implementação das normas e políticas de segurança no trabalho;
  • Realizar treinamentos e capacitações dos trabalhadores, visando à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;
  • Colaborar com as ações de controle de doenças ocupacionais, como a elaboração e acompanhamento do programa de conservação auditiva;
  • Realizar reuniões periódicas, de acordo com as exigências legais, para discutir e propor medidas de prevenção;
  • Coordenar ações de emergência, como evacuação de áreas e primeiros socorros;
  • Atuar como mediador entre empregador e trabalhadores, levando as demandas e sugestões do grupo em relação à segurança e saúde no trabalho.
  • Atuam como uma linha de defesa contra o assédio, garantindo que a empresa cumpra as leis e promova uma cultura de respeito e igualdade para todos os colaboradores.

Quem pode ser cipeiro?

De acordo com a resolução NR-05, a única exigência para se candidatar a membro da CIPAA é ser empregado da firma, independente do cargo que ocupa ou idade.

Vale ressaltar que estagiários não podem se candidatar, visto que, não são colaboradores efetivos da empresa.

Quais as vantagens de ser um membro da CIPAA?

Uma das principais vantagens em ser um membro da CIPA é ter estabilidade na empresa. O integrante não pode ser demitido até 1 ano após o fim do mandato. Além disso, como cipeiro, você tem a oportunidade de representar os interesses dos trabalhadores perante a empresa, garantindo seus direitos e condições de trabalho adequadas.

O cipeiro tem voz ativa na elaboração e implementação de medidas de saúde e segurança no trabalho. Isso significa que você pode contribuir diretamente para melhorias no ambiente de trabalho e na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.

Como parte integrante da CIPAA, você terá a oportunidade de receber treinamentos e capacitação em saúde e segurança no trabalho, o que lhe proporcionará conhecimentos específicos nessa área. Assim, você terá a oportunidade de desenvolver habilidades de liderança, negociação, comunicação e resolução de problemas. Essas competências podem ser úteis não apenas no ambiente de trabalho, mas também em outras esferas da vida pessoal e profissional.

O envolvimento na CIPAA e o cuidado com a segurança dos trabalhadores podem fazer com que você seja reconhecido e respeitado pelos seus colegas, gerando uma maior satisfação pessoal e profissional.

Ser um cipeiro demonstra comprometimento com a segurança e bem-estar dos trabalhadores, o que pode ser valorizado pela empresa e, consequentemente, contribuir para o seu crescimento profissional.

O cipeiro pode ser demitido?

De acordo com as normas da CLT, o cipeiro pode ser demitido por justa causa, ou seja, caso cometa alguma falta grave prevista.

Além disso, em casos de cortes financeiros ou processos de encerramentos, o membro da CIPAA perdoará o benefício da estabilidade, podendo ser desligado da empresa sem justa causa.

Um cipeiro pode se reeleger?

De acordo com o artigo 165 da CLT, um membro da CIPAA pode se reeleger por até dois mandatos. No segundo mandato, as mesmas condições de trabalho e de estabilidade são mantidas.

Dessa forma, o cipeiro consegue dar continuidade ao seu trabalho e progredir cada vez mais na prevenção de acidentes, garantindo um impacto positivo no ambiente laboral.

Conclusão

Ser cipeiro não aumenta seu salário, mas, é uma função extremamente importante. O Brasil está em quarto lugar no ranking mundial de acidentes de trabalho. Sendo assim, a presença de um cipeiro na empresa é fundamental para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, prevenindo acidentes e doenças ocupacionais, além de identificar e propor soluções para os riscos existentes no ambiente de trabalho.

Por isso, é importante que o profissional tenha em mente a responsabilidade do trabalho que carrega nas suas costas e a importância disso. Ser um cipeiro é uma oportunidade de fazer a diferença no local de trabalho, garantindo que todos os funcionários trabalhem em um ambiente seguro e saudável.

Além disso, o cipeiro também é regido por diversas vantagens, que vão além da estabilidade garantida, como desenvolvimento de habilidades, valorização profissional, conhecimento técnico, reconhecimento dos colegas e muito mais!

E então, o que achou do nosso artigo? Continue acompanhando nosso blog para mais informações como essa!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

CIPEIRO, Cultura de segurança, Prevenção de acidentes
CIPAA 2024: invista na capacitação dos membros da comissão
Médico do trabalho: o que faz esse profissional e qual a sua importância?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir