Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho

Quais as vantagens de investir em saúde e segurança do trabalho?

Independente da área de atuação, investir nas práticas de saúde e segurança apresenta diversos benefícios para a organização. Mesmo as pequenas melhorias podem contribuir com a competitividade e rentabilidade, prezando sempre a saúde e segurança do trabalhador.

É certo que tanto a empresa quanto os empregados são beneficiados com os investimentos em SST. A aplicação do sistema de gestão em saúde e segurança garante um enquadramento eficaz para prevenir ou minimizar acidentes e problemas de saúde.

Para a gestão dessa área, é possível terceirizar a saúde e segurança da sua empresa, para que especialistas possam lidar com expertise, adequando a organização para cumprir a legislação.

Continue a leitura e saiba quais são as vantagens de investir em SST!

Redução dos riscos de acidente

Em primeiro lugar, a redução de riscos de acidente é o ponto chave ao pensar em investir em saúde e segurança do trabalho.

Somente com uma boa gestão de STT é possível minimizar os riscos atrelados ao ambiente de trabalho como os acidentes e riscos ergonômicos.

Menos gastos

Quando há a redução de acidentes e organização na empresa, é garantido menos gastos, e esses valores podem ser muito notórios. Ao investir em EPI’s e em equipamentos mais seguros, o local de trabalho se torna menos perigoso.

Nesse sentido, ao terceirizar a gestão de SST, os especialistas serão responsáveis por realizar a análise de riscos inerentes ao ambiente de trabalho e consequentemente serão geradas ações que aumentam a segurança dos trabalhadores e reduz os custos com acidentes, maquinário estragado e multas.

Maior produtividade

O ambiente seguro cria um sentimento de motivação para os funcionários. Assim, ao investir em segurança e proteção, a equipe poderá se empenhar melhor para garantir a produtividade. É certo que ao eliminar os riscos existentes em um ambiente de trabalho, aumenta-se o foco para a produção do trabalho pesado.

Redução das multas e processos trabalhistas

A saúde e segurança do trabalho é regulamentada por muitas leis, normas, portarias, instruções e artigos da CLT. Nesse sentido, ao seguir as instruções relacionadas à SST que buscam proteger os funcionários em situação de risco, a empresa reduz as multas e processos trabalhistas. Consequentemente, o financeiro da organização é beneficiado, visto o menor desembolso para pagar essas eventuais situações.

Para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores e processos judiciais, é necessário que a empresa cumpra todas as condições que são estabelecidas. A empresa precisa estar preparada para as inspeções realizadas por auditores fiscais.

Ao investir na saúde e segurança da sua empresa por meio da terceirização, é certo que haja o acompanhamento da organização para evitar problemas judiciais. A assessoria realizada por uma empresa especializada permite que em momentos de auditoria o estabelecimento esteja em conformidade com a legislação.

Se você deseja ter a melhor equipe de assessoria e consultoria em Saúde e Segurança do Trabalho, conheça a London SST (empresa parceira do Cipinha). Nós podemos te ajudar! Conheça os serviços oferecidos clicando aqui.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog London SST, onde você pode encontrar centenas de conteúdos sobre saúde e segurança do trabalho.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , , ,
    Post anterior
    SIPAT: você sabe o que realmente significa a sigla?
    Próximo post
    Maio Amarelo: qual a verdadeira história por trás do movimento?

    Posts relacionados

    Deixe um comentário, juntos aprendemos mais!

    Menu