O que é dinâmicas de grupo

Dinâmicas de grupo: quais as principais razões para usá-las

Motivação

Para que uma empresa atinja resultados cada vez melhores não basta ter colaboradores talentosos. Além das qualidades pessoais e técnicas é fundamental ter senso coletivo e alto desempenho em equipe.

Isso porque, o nível de sinergia entre os colaboradores irá influenciar diretamente nos resultados, visto que com colaboração, confiança, empenho, foco e iniciativa para ajudar, fica mais fácil alcançar os objetivos almejados.

Nesse sentido, as dinâmicas em grupo funcionam como ótimas ferramentas para avaliar a capacidade de colaboração em equipe, mas não só isso. Muitos outros fatores em candidatos e funcionários podem ser analisados para uma decisão estratégica.

Quer saber quais as principais razões para usar as dinâmicas de grupo? Então, acompanhe os tópicos que eu trouxe neste artigo:

  • O que são dinâmicas de grupo
  • Principais razões para usar as dinâmicas em grupo

O que são dinâmicas de grupo

As dinâmicas de grupo são atividades conduzidas para disseminar ou extrair informações entre as pessoas que participam, através de jogos ou tarefas.

É comum que essas dinâmicas sejam muito utilizadas para o recrutamento e seleção de novos funcionários.

Contudo, as dinâmicas de grupo podem ser excelentes ferramentas para favorecer promoções entre a equipe já contratada, identificar líderes, melhorar pontos no desempenho ou até promover motivação entre o time.

Veja as principais razões para implementar a utilização dessas atividades coletivas.

Principais razões para usar as dinâmicas em grupo

– Recrutamento e seleção

Na atividade de recrutamento e seleção, as dinâmicas de grupo ajudam os gestores e o RH a identificar os candidatos que possuem as habilidades que a empresa busca.

Não é como olhar no currículo informações que atendam à vaga, mas sim ver na prática esse candidato mostrando como utiliza essas competências.

Por isso, ela é uma etapa fundamental nesse processo.

– Identificar necessidades de treinamento

Tudo se transforma a cada momento e se uma empresa quer se manter relevante, é fundamental manter a equipe treinada.

Uma forma de identificar quais pontos precisam ser fortalecidos entre os colaboradores é através de atividades em grupos.

Com elas, o gestor poderá entender afundo o desempenho da equipe e quais são os treinamentos que precisam ser aplicados.

– Melhorar o relacionamento entre a equipe

Através das dinâmicas de grupo internas, os colaboradores têm a oportunidade de se conhecer melhor, de expressar suas expectativas e até propor melhorias.

Dessa forma, o senso de colaboração é estimulado, à medida que são difundidas as necessidades de cada colaborador em suas tarefas, outros podem identificar qual o seu papel para contribuir e facilitar as demandas.

Sem falar que melhora a comunicação, o que é um fator primordial para um bom relacionamento entre a equipe.

– Aumentar o engajamento e satisfação

Inegavelmente, profissionais que estão mais integrados na empresa, com treinamento constante e atividades colaborativas entre o time, conseguem desenvolver melhor suas tarefas.

Estar continuamente inserido em atividades em conjunto promove engajamento e motivação, fundamentais para que consigam alcançar as metas e trabalhar com qualidade.

Agora que você conhece as principais razões para usar as dinâmicas de grupo, identifique os pontos que sua empresa precisa aprimorar, entenda as demandas de seu time ou de novas contratações e veja quais são as melhores atividades para alcançar esses objetivos.

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje, preparei pensando em te ajudar a ter um equipe de trabalho consolidada e que gere resultados surpreendentes!

Em troca você pode me ajudar de algumas formas:

– Me seguindo o Instagram: www.instagram.com/cipinha_

– Curtindo a minha no Facebook: www.facebook.com/cipinha

Além disso, você ainda pode se inscrever no meu newsletter e compartilhe o Blog Cipinha com os amigos!

Até breve!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    ,
    Post anterior
    5 dicas para prevenir acidentes com máquinas e equipamentos
    Próximo post
    CIPA qualificada: dicas de capacitação extra para todos os membros

    Posts relacionados

    Em breve novos conteúdos.

    Deixe um comentário, juntos aprendemos mais!

    Menu