Líder de equipe: como conquistar a equipe de trabalho?

Líder de equipe: como conquistar a equipe de trabalho?

O sucesso de uma empresa, trabalho ou projeto está diretamente associado ao trabalho realizado em equipe. E este, por consequência, está intrinsecamente ligado à atuação do líder para com o time.

Dito isso, a responsabilidade do líder se faz ainda maior. E isso ocorre pois de fato a condução de colaboradores, a percepção de suas qualidades e a visão de melhoria cabe ao líder.

Esse personagem também é responsável por envolver e motivar a equipe ao progresso e, definitivamente, esse não é um trabalho fácil. Principalmente porque para que tudo isso ocorra, o líder precisa conhecer e conquistar o grupo.

Mas como fazer isso? Como um líder pode agir para garantir a confiança e admiração daqueles que irão compor seu time de sucesso?

Para saber mais sobre isso, não deixe de conferir este artigo sobre como ser um líder e conquistar a sua equipe!

Boa leitura e boa sorte!

Qual o papel do líder de uma equipe?

O líder de equipe tem um papel indispensável dentro da empresa. Afinal, é ele quem está sempre à frente, representando um time e conduzindo-o para os melhores resultados.

Assim sendo, é papel do líder otimizar o trabalho da equipe e isso vem por meio da compreensão das características de cada um, bem como a motivação para um trabalho bem feito.

Isso requer algumas características, como as que serão citadas no tópico abaixo, mas também demanda cobrança assertiva.

Ou seja, o líder deve fazer um papel equilibrado entre estimular e exigir o retorno do trabalho bem feito. Esse balanço é primordial para o desempenho do grupo, visto que a produção é atribuída também ao trabalho dele.

Para exemplificar, é possível pensar em um técnico de futebol. Esse líder treina o time, estuda os adversários e os jogos, cria estratégias e também formações visando um objetivo.

Decerto, o trabalho do time em campo é responsável pelos resultados, no entanto, a condução do treinador é indispensável. Pois o olhar de supervisão possibilita percepções que talvez o time não tenha por estar dentro do jogo.

Além disso, faz parte do papel do líder fomentar um bom clima organizacional e o trabalho de equipe. Dessa maneira, o grupo pode agregar todas as habilidades em conjunto e produzir de modo mais eficiente.

E só a atuação bem-feita nesses pontos, já garante que o líder seja bem visto pelos seus colaboradores.

Quais características um líder precisa ter e exercer para conquistar a equipe de trabalho?

Uma boa liderança requer muitas características, afinal, são muitas responsabilidades. Por isso, um líder deve ter equilíbrio administrativo, atitudes assertivas e saber tomar decisões.

No entanto, para conquistar a própria equipe de trabalho, é importante que um bom líder vá além. Pensando nisso, confira abaixo algumas características necessárias para que um líder faça mais do que exercer a própria função:

Escuta ativa

Toda e qualquer relação requer confiança, respeito e escuta. Com os líderes e sua equipe não é diferente.

Na realidade é de surpreender qualquer um as oportunidades advindas da escuta ativa. Por exemplo, ao ouvir um funcionário, é possível conhecer algo sobre ele que pode ajudar em um projeto futuro.

Além disso, é possível encontrar pontos em comum entre ele e outra colaboradora que podem fomentar um bom trabalho em equipe.

Boa comunicação interpessoal

Essa característica é um traço importantíssimo, pois a comunicação é indispensável em um papel de liderança. E a partir do momento em que o líder envolve o seu time através do diálogo, isso torna-se rotina dentro do ambiente laboral.

Por exemplo, se um técnico de segurança do trabalho deseja ter um ambiente livre de acidentes, o diálogo com os colaboradores precisa ser assertivo.

Assim, além de não deixar dúvidas, ele pode envolver a equipe de tal maneira que o aprendizado seja totalmente eficaz.

Dica: estabeleça metas e realize o reconhecimento de feitos da sua equipe!

Essa não é exatamente uma característica, mas sim um diferencial que pode cativar a equipe. Então vai aí uma dica para conquistar a sua equipe de trabalho:

A partir do estabelecimento de metas, sejam elas coletivas e/ou individuais, o time se sente motivado. Melhor do que isso, é quando eles têm o trabalho bem-feito reconhecido.

Por isso, se você é um líder que deseja conquistar a própria equipe, pense em um plano de metas internas. Assim, o time terá sempre pequenos objetivos em comum e você pode parabenizá-los ao atingir as metas.

Desse modo, todos ganham e o seu papel como líder torna-se um diferencial para a produção da equipe!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Realizarte, onde você pode encontrar centenas de conteúdos sobre saúde e segurança do trabalho e motivação.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , ,
    Motivação no trabalho: 5 dicas para motivar sua equipe de forma eficaz
    O que é eSocial e qual a relação com a segurança do trabalho?

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Menu