dicas para motivação no trabalho

Motivação no trabalho: 5 dicas para motivar sua equipe de forma eficaz

CIPA, Motivação

Ter uma equipe motivada é o desejo de qualquer líder. Esse interesse tem razões bem especiais. Afinal, uma equipe motivada é capaz de alcançar resultados muito mais expressivos do que funcionários desmotivados.

No entanto, vemos que a realidade de muitos trabalhadores ainda se resume em ir trabalhar, pela simples obrigação de ter um sustento, e contar as horas para voltar para casa, sem prazer, engajamento ou realização em suas funções.

Esse é um grande problema, não só porque compromete a produtividade do negócio, mas também porque gera um desgaste maior nos funcionários, tornando o ambiente de trabalho um local infeliz. O que impacta diretamente na saúde mental do colaborador.

Por isso, encontrar estratégias que motivem a equipe de trabalho é fundamental. Pensando nisso, trouxe esse artigo com 5 dicas eficientes, para te ajudar a motivar o seu time.

Veja o que eu separei para você, nessa leitura:

  • Importância da motivação no trabalho
  • Como saber que sua equipe está desmotivada?
  • 5 dicas para motivar sua equipe

Importância da motivação no trabalho

A motivação no ambiente de trabalho é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Esse fator é composto por comportamentos e razões, capazes de impulsionar as tarefas diárias.

Em contrapartida, pessoas desmotivadas impactam negativamente os resultados da empresa, pois podem perder a atenção, o entusiasmo e, consequentemente, impactam a qualidade da entrega final nos processos.

Por isso, a motivação é essencial nas equipes. Com ela, os colaboradores conseguem ter uma visão linear, voltada para a qualidade e o sucesso dos serviços/produtos oferecidos.

Como saber que sua equipe está desmotivada?

Se sua equipe está desmotivada, não é muito difícil de identificar. Isso porque, um dos principais sinais visíveis está no baixo rendimento.

Desse modo, você pode medir a motivação de sua equipe observando os seguintes pontos:

– Nível de disposição diária;

– Palavras negativas ao desempenhar os processos;

– Falta de entrosamento em grupo;

– Baixo rendimento;

– Ansiedade para ir embora do ambiente de trabalho;

– Falta de proatividade, realizando apenas as tarefas inerentes à função, que são necessárias;

– Engajamento baixo para participar de palestras e treinamentos;

– Críticas constantes às mudanças e discordância das soluções.

5 dicas para motivar sua equipe

Agora que você já sabe como a motivação na equipe pode melhorar os resultados na empresa e tornar a equipe mais saudável, conheça as 5 dicas de motivação que separei para você aplicar.

  1. Reconheça os esforços da equipe

É fundamental entender o valor de cada colaborador e reconhecer cada esforço nas atividades.

Assim, o funcionário entenderá seu valor e como ele é essencial para os resultados da empresa, elevando a autoestima e mostrando a importância que ele possui.

Para isso, pratique o hábito de parabenizar por trabalhos, atividades executadas, fortaleça os pontos fortes de cada um e destaque os diferenciais.

Você também pode investir em premiações, as quais não precisam ser, necessariamente, de grande valor material. Até porque, folgas, liberação mais cedo, em alguns dias, ou pequenos mimos, também destacam o quanto você reconhece e se sente grato pelo desempenho. O importante é não deixar esses acontecimentos passarem sem serem notados.

  1. Estimule o crescimento profissional e pessoal

Estimular o crescimento dos colaboradores demonstra que você está engajado em fazê-lo melhorar, que deseja tê-lo em sua equipe crescendo e desenvolvendo cada vez mais.

Isso também se torna um impulsionador, para que o funcionário vislumbre outras posições na empresa e veja o negócio como um ambiente colaborativo, de crescimento pessoal e profissional.

De fato, ele irá valorizar muito mais um ambiente que se preocupa com seu crescimento. Por isso, ofereça treinamentos, palestras, parcerias com cursos etc.

  1. Estabeleça metas reais e possíveis

Uma das coisas que mais desmotiva uma equipe são metas irreais. Esse tipo de meta faz com que a equipe invista um grande esforço, sem ter um resultado proporcional, o que impacta não só no desempenho das metas atuais como nas metas futuras.

Dessa forma, estude bem o seu negócio e o nicho que atua. Assim, é possível entender quanto a equipe poderá entregar. É importante, ainda, adequar os prazos dessas metas, a fim de tornar o trabalho estratégico, mas tranquilo e produtivo, sem deixar a equipe esgotada.

  1. Pratique a comunicação constante

Dar feedbacks constantes é fundamental para a motivação da equipe. Isso tornará os colaboradores mais próximos da gestão.

A comunicação constante faz com que os gestores entendam melhor os anseios dos funcionários, podendo ajudar em desafios.

Essa prática ajuda também a mostrar quais os pontos fortes e quais ainda precisam ser fortalecidos no colaborador. Da mesma forma, esse é um momento de abertura, em que o funcionário poderá ter para expressar o que pensa da empresa e da gestão.

Assim, essa troca proporciona insights valiosos para estratégias mais assertivas na cultura da empresa.

  1. Seja flexível

Uma das coisas mais ultrapassadas na liderança de uma empresa é o autoritarismo e a falta de flexibilidade. De fato, uma gestão que apenas dita ordens, que não escuta sua equipe e que não entende a necessidade do time, ao invés de motivar, só afasta e desmotiva.

Por isso, entenda que o trabalho de gestão é, em primeiro lugar, compreender que nenhum funcionário é uma máquina e sim um ser humano. Dessa forma, podem ocorrer imprevistos, necessidades pessoais, cansaço, entre outros motivos que necessitem da flexibilidade do gestor.

Com isso, tenha um olhar humano e disposto a entender as necessidades dos colaboradores. Forneça períodos de descanso, com pausas entre as atividades, entenda quando existirem demandas pessoas e se mostre disposto a ajudar.

Todas essas práticas são alguns exemplos de dicas que melhoram muito o ambiente de trabalho, trazendo motivação e sensação de valorização. Isso aproximará a equipe das lideranças e resultará em melhores resultados para o negócio.

Gostou? Agora é só aplicar em seu time e continuar acompanhando minhas dicas por aqui.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , ,
    SIPAT: quais setores são responsáveis por realizar a semana da CIPA?
    Líder de equipe: como conquistar a equipe de trabalho?

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Menu