A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, a SIPAT, exerce papel fundamental para fortalecer os conceitos de saúde e segurança.
O evento tem o objetivo de conscientizar e conduzir os colaboradores às boas práticas, que ajudam a reduzir acidentes de trabalho, bem como doenças ocupacionais.
Por isso, através de seu caráter educativo, a SIPAT ajuda a resgatar os valores sobre segurança, que podem se perder com a rotina diária.
No entanto, algumas empresas e profissionais têm dúvidas de como o evento deve ser realizado e quais setores são os responsáveis pela organização do evento.
Assim, nesse texto eu trouxe informações que vão te ajudar a entender como a SIPAT deve ser organizada, quais setores são os responsáveis pela realização e quais os temas mais relevantes para serem trabalhados.
Quer saber? Veja os tópicos que separei:
- SIPAT: entenda a importância
- Setores responsáveis pela SIPAT
- Como escolher um tema para SIPAT?
SIPAT: entenda a importância
A SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214 da NR -5, sendo considerada como uma importante ferramenta de conscientização sobre os riscos para a saúde e bem-estar dos trabalhadorees, no ambiente de trabalho e fora dele.
É importante ressaltar que um dos principais desafios das empresas está em manter seus colaboradores engajados, participativos e comprometidos com os resultados. Nesse sentido, trabalhadores expostos a riscos e a condições desgastantes têm o desempenho ainda menor.
Assim, a SIPAT é fundamental para promover um ambiente não só seguro, como também produtivo.
Isso porque, uma equipe saudável e que percebe a preocupação da empresa, sobre sua saúde, estará mais comprometida, disposta e engajada com as tarefas.
Sem falar que a conscientização evita problemas maiores como afastamento, gastos com medicações, ações judiciais contra o empregador e, nos piores casos, a perda da vida do funcionário, que é o maior bem em jogo, nesse cenário.
Setores responsáveis pela SIPAT
O evento é realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Contudo, essa também é uma atividade obrigatória da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
Em empresas menores, a SIPAT pode ser organizada, ainda, pelo setor de Recursos Humanos, juntamente com os funcionários responsáveis pela segurança do trabalho, na empresa, como técnicos em segurança, por exemplo.
Para que a SIPAT atinja os objetivos que se propõem, é fundamental que as pessoas envolvidas na organização delimitem bem os processos. Pode-se, inclusive, nomear uma pessoa responsável pela coordenação, auxiliada pela equipe.
Dessa forma, fica mais fácil delegar as tarefas, organizar e cumprir todos os prazos, até a finalização do evento.
Como escolher um tema para SIPAT?
Já disse que o objetivo da SIPAT é promover a conscientização sobre a segurança e bem-estar dos trabalhadores. Mas isso não significa que os temas devem ser fechados a acidentes de trabalho ou aos fatores de risco comuns para as doenças ocupacionais.
Nada impede que o evento seja divertido, atrativo e que possua temas que interessem os funcionários. Tais temas, podem, de alguma forma, ter conexões com a segurança no ambiente de trabalho.
Exemplo disso, são temas atuais, como a pandemia. Nessa situação, você pode abordar os conceitos do que é o vírus, quais sintomas, os estudos feitos e como isso pode influenciar no ambiente de trabalho.
Também é possível falar de técnicas de bem-estar na rotina e como uma rotina saudável impacta na disposição e produtividade. Entre esses e outros assuntos, veja essa lista de sugestão:
– Alimentação e hábitos saudáveis;
– Planejamento familiar;
– Importância dos equipamentos de proteção;
– Cuidados com o alcoolismo e tabagismo.
De fato, existem muitas possibilidades de abordagens na SIPAT e, para escolher o melhor tema, lembre-se de analisar o que sua equipe precisa, quais as necessidades que apresentam e escolha abordagens que dialoguem com a rotina.
Além disso, utilize recursos que tornem o evento leve e divertido, como gincanas, teatros, apresentações musicais, palestras etc. O importante é usar a criatividade e aproximar toda equipe.
Continue acompanhando o blog e veja sempre as novas dicas que trago. Até breve!