como organizar a SIPAT

SIPAT: quais setores são responsáveis por realizar a semana da CIPA?

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, a SIPAT, exerce papel fundamental para fortalecer os conceitos de saúde e segurança.

O evento tem o objetivo de conscientizar e conduzir os colaboradores às boas práticas, que ajudam a reduzir acidentes de trabalho, bem como doenças ocupacionais.

Por isso, através de seu caráter educativo, a SIPAT ajuda a resgatar os valores sobre segurança, que podem se perder com a rotina diária.

No entanto, algumas empresas e profissionais têm dúvidas de como o evento deve ser realizado e quais setores são os responsáveis pela organização do evento.

Assim, nesse texto eu trouxe informações que vão te ajudar a entender como a SIPAT deve ser organizada, quais setores são os responsáveis pela realização e quais os temas mais relevantes para serem trabalhados.

Quer saber? Veja os tópicos que separei:

  • SIPAT: entenda a importância
  • Setores responsáveis pela SIPAT
  • Como escolher um tema para SIPAT?

SIPAT: entenda a importância

A SIPAT está prevista na Portaria nº 3.214 da NR -5, sendo considerada como uma importante ferramenta de conscientização sobre os riscos para a saúde e bem-estar dos trabalhadorees, no ambiente de trabalho e fora dele.

É importante ressaltar que um dos principais desafios das empresas está em manter seus colaboradores engajados, participativos e comprometidos com os resultados. Nesse sentido, trabalhadores expostos a riscos e a condições desgastantes têm o desempenho ainda menor.

Assim, a SIPAT é fundamental para promover um ambiente não só seguro, como também produtivo.

Isso porque, uma equipe saudável e que percebe a preocupação da empresa, sobre sua saúde, estará mais comprometida, disposta e engajada com as tarefas.

Sem falar que a conscientização evita problemas maiores como afastamento, gastos com medicações, ações judiciais contra o empregador e, nos piores casos, a perda da vida do funcionário, que é o maior bem em jogo, nesse cenário.

Setores responsáveis pela SIPAT

O evento é realizado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Contudo, essa também é uma atividade obrigatória da CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Em empresas menores, a SIPAT pode ser organizada, ainda, pelo setor de Recursos Humanos, juntamente com os funcionários responsáveis pela segurança do trabalho, na empresa, como técnicos em segurança, por exemplo.

Para que a SIPAT atinja os objetivos que se propõem, é fundamental que as pessoas envolvidas na organização delimitem bem os processos. Pode-se, inclusive, nomear uma pessoa responsável pela coordenação, auxiliada pela equipe.

Dessa forma, fica mais fácil delegar as tarefas, organizar e cumprir todos os prazos, até a finalização do evento.

Como escolher um tema para SIPAT?

Já disse que o objetivo da SIPAT é promover a conscientização sobre a segurança e bem-estar dos trabalhadores. Mas isso não significa que os temas devem ser fechados a acidentes de trabalho ou aos fatores de risco comuns para as doenças ocupacionais.

Nada impede que o evento seja divertido, atrativo e que possua temas que interessem os funcionários. Tais temas, podem, de alguma forma, ter conexões com a segurança no ambiente de trabalho.

Exemplo disso, são temas atuais, como a pandemia. Nessa situação, você pode abordar os conceitos do que é o vírus, quais sintomas, os estudos feitos e como isso pode influenciar no ambiente de trabalho.

Também é possível falar de técnicas de bem-estar na rotina e como uma rotina saudável impacta na disposição e produtividade. Entre esses e outros assuntos, veja essa lista de sugestão:

– Alimentação e hábitos saudáveis;

– Planejamento familiar;

– Importância dos equipamentos de proteção;

– Cuidados com o alcoolismo e tabagismo.

De fato, existem muitas possibilidades de abordagens na SIPAT e, para escolher o melhor tema, lembre-se de analisar o que sua equipe precisa, quais as necessidades que apresentam e escolha abordagens que dialoguem com a rotina.

Além disso, utilize recursos que tornem o evento leve e divertido, como gincanas, teatros, apresentações musicais, palestras etc. O importante é usar a criatividade e aproximar toda equipe.

Continue acompanhando o blog e veja sempre as novas dicas que trago. Até breve!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , ,
    Trabalho em equipe: como gerar engajamento entre os trabalhadores
    Motivação no trabalho: 5 dicas para motivar sua equipe de forma eficaz

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Menu