Como organizar a SIPAT 2022

SIPAT 2022: como se planejar para o evento no novo ano?

Segurança do trabalho, SIPAT

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) é um evento organizado anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CIPAT) que tem como objetivo conscientizar e prevenir acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, além de promover a saúde física e mental dos trabalhadores. Diante da relevância desse evento, é fundamental planejá-lo com antecedência para que os colaboradores tenham a melhor experiência possível. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar no planejamento da SIPAT 2022.

  1. Organize com antecedência

Se você deseja um evento bem-sucedido, então terá que organizá-lo com antecedência e não deixar tudo para cima da hora. Por isso, procure reunir a equipe da CIPA o mais breve possível para discutir acerca do evento. Entre as pautas principais dessas reuniões, deve estar a definição da equipe encarregada de organizar a SIPAT 2022 e as tarefas pelas quais cada um será responsável. É importante considerar também as habilidades particulares de cada membro na hora de realizar a divisão de tarefas para que assim seja atingido melhores resultados.

  1. Defina as atividades e temas da SIPAT 2022

Lembre-se que a SIPAT 2022 é uma ótima oportunidade para proporcionar atividades diferentes na empresa, então vale a pena utilizar a criatividade para planejar dinâmicas lúdicas que engajem o público. Isso inclui peças de teatro, enquetes para testar o conhecimento dos profissionais, apresentações musicais, debates além de jogos e quizzes com recompensas. Entre os temas que podem ser trazidos durante esse evento estão: segurança do trabalho; educação financeira; saúde mental; ergonomia; hábitos saudáveis etc. É fundamental que os temas trazidos estejam contextualizados com a realidade da empresa para que assim possam trazer melhorias no ambiente de trabalho. Além disso, é necessário definir também a empresa responsável pela realização das atividades e os materiais que devem ser confeccionados como cartilhas, folders e brindes.

  1. Estabeleça prazos

Agora que você já organizou a equipe e definiu as atividades às quais cada um será responsável, é hora de estabelecer prazos para que nada fique em cima da hora. Para isso, crie um cronograma com prazos que não sobrecarregue a equipe e esteja sempre verificando se as atividades estão sendo cumpridas. Caso algum membro da equipe tenha dificuldade para execução da atividade a qual está responsável, tente procurar um colaborador para ajudá-lo ou remanejar essa tarefa para outro funcionário, assim você evitará pendências futuras.

  1. Escolha o local adequado

Com a pandemia do novo Coronavírus, é necessário escolher um local que atenda as exigências em relação ao distanciamento social. Então, procure um lugar aberto com ventilação e que contenha pontos de higienização contendo álcool em gel para que assim os funcionários possam aproveitar o evento seguindo os protocolos vigentes. Além de ser aberto e ventilado, é importante que o local escolhido seja confortável e acessível para todos os colaboradores. Lembre-se também que imprevistos como chuva e quedas de energia também podem ocorrer, então esteja preparado.

  1. Divulgue a SIPAT 2022

Com tudo planejado, chegou o momento de divulgar a SIPAT 2022. Para isso utilize na semana que antecede o evento: camisetas, faixas, murais, intranet, e-mails, entre outros. Uma boa estratégia para deixar os colaboradores ansiosos pelo evento, é iniciar uma contagem regressiva em que as atividades que serão realizadas no evento são divulgadas aos poucos. Procure fazer a divulgação da data do evento e das atividades com pelo menos três meses de antecedência para que todos possam se programar.

Para além da confraternização entre os funcionários, a SIPAT 2022 é um momento de grande aprendizado em que todos saem conscientes não só das suas responsabilidades individuais com a saúde e segurança do trabalho como também do seu comprometimento com o coletivo.

Com um bom planejamento e seguindo todas as orientações listadas, não há dúvidas de que a sua SIPAT 2022 será memorável para todos os colaboradores!

Continue acompanhando nosso blog para conferir mais conteúdos como esse!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

, ,
Sinalizações de segurança no trabalho: quais cores são utilizadas?
Atestado de Saúde Ocupacional: quais são os exames realizados?

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu