o que é brigada de incêndio

Brigada de incêndio nas empresas: como capacitar a equipe de trabalho

Você provavelmente sabe a importância da brigada de incêndio nas empresas, tendo em vista que independente do ramo, medidas preventivas são essenciais para evitar contratempos e estar prevenidos no combate a incêndio. Mas você sabe como capacitar sua equipe de trabalho?

Bom, no Brasil, apesar de ser regulamentado a nível nacional, cada estado possui uma legislação específica se tratando da brigada de incêndio. Entretanto, normalmente, o grupo que o compõe é formado por colaboradores fixos da empresa que se disponibilizam ao mandato de brigadista.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Ao longo dessa leitura, você poderá desfrutar de muitas informações e dicas a respeito da capacitação da sua equipe de trabalho.

Quem deve compor a brigada de incêndio

No geral, a brigada de incêndio é composta por funcionários fixos da empresa. Esses funcionários devem possuir a grande parte da sua rotina de trabalho sendo executada na parte interna das instalações da empresa. Dessa maneira, possibilita que eles exerçam suas funções em caso de acidente.

Essas pessoas além de precisar executar maior parte do trabalho nas instalações da empresa, também precisam ter boas condições físicas, ter bom conhecimento sobre o local, ser alfabetizado e ser legalmente responsável. Sendo que, entre esses aspectos, o único critério de exclusão é quanto à responsabilidade legal.

Cada estado possui uma legislação específica sobre a brigada de incêndio, na legislação, contém informações importantíssimas, por isso ela deve ser consultada caso instaure a brigada de incêndio na sua empresa. O número de brigadistas, por exemplo, é estabelecido pela legislação, o que pode variar de um estado para outro.

Outra coisa muito relevante, é a hierarquia que deve ser estabelecida entre os funcionários que compõem a brigada de incêndio. Em nível decrescente de autoridade, ela deve ser composta por:

  • Coordenador Geral: Pessoa responsável pela coordenação do todos os brigadistas, levando em consideração uma planta com vários edifícios;
  • Chefe: É a pessoa responsável por coordenar os brigadistas de uma determina região, de um determinado edifício;
  • Líder: Pessoa responsável pelo monitoramento e coordenação dos brigadistas de um determinado setor mais específico;
  • Brigadistas: São os membros capacitados para prestar primeiros socorros e para a prevenção e o combate a incêndios.

Como funciona a capacitação?

Primeiro, é importante salientar que o profissional que deseja compor a brigada de incêndio deve investir em cursos de capacitação, atualização e certificação profissional de acordo com a NBR-14276. O treinamento é um curso obrigatório para possuir o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Os brigadistas devem receber um treinamento, sendo que parte dele deve ser realizado com atividades práticas. Essa prática é composta por simulações, para que os funcionários compreendam exatamente como funciona uma situação de emergência.

Esse treinamento é realizado por uma empresa especializada. O profissional que forma os brigadistas deve ser formado em engenharia de segurança do trabalho ou Bombeiro Militar, como também pode ter uma graduação em outro curso e possuir capacitação de no mínimo 100 horas para treinamento de primeiros socorros e 400 horas em prevenção de combate ao incêndio.

Qual a duração do treinamento?

O tipo de treinamento pode variar dependendo de vários fatores, como tamanho da edificação, quantidade de pessoas e qual o grau de risco. Dessa maneira, possui três tipos de treinamento:

  • Básico: Tem duração mínima de 4 horas e serve para empresas menores e com baixo risco;
  • Intermediário: Possui duração mínima de 8 horas. Servem para lugares que possuem médio risco, como boates;
  • Avançado: Tem duração mínima de 24 horas, serve para lugares de alto risco como depósitos de explosivos e líquidos inflamáveis.

Quais as principais capacitações da brigada de incêndio?

Todo brigadista deve ser capacitado a prevenir acidentes e combater incêndios, assim como possuir treinamento para primeiros socorros e em casos de emergência, pensar nos riscos. Além disso, também é função do brigadista:

  • Realizar treinamento de toda equipe de funcionários da empresa para eventual evacuação de emergência;
  • Participar da fiscalização das instalações e equipamentos de segurança;
  • Participar da fiscalização de situações que possuem risco para incêndios – como instalações irregulares;
  • Definir rotas de fuga

Conseguiu compreender melhor sobre o tema? Compartilhe esse conteúdo com um amigo que está precisando de uma ajuda no assunto.

Mais assuntos como esse, confira nosso blog. Saiba mais sobre segurança no trabalho!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Combate a incêndio, Prevenção de acidentes
Acidentes de trabalho: como a tecnologia ajuda na prevenção
NR 20: conheça as três classes de instalações regidas pela norma

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir