Qual a importância da prevenção de acidentes

Qual a importância da prevenção de acidentes?

Atualmente, um assunto que tem estado muito em voga entre empresários e colaboradores, é a preocupação com a prevenção de acidentes de trabalho.

Cada vez mais se faz necessário investimentos em segurança do trabalho, isso não só por conta das leis trabalhistas brasileiras que norteiam como as empresas precisam agir, mas também por conta da preocupação que vem atingindo esse setor.

Fazer investimento em prevenção de acidentes de trabalho proporciona inúmeros benefícios econômicos que vão superar os gastos financeiros e de tempo.

Pensando em te ajudar a entender um pouco mais sobre a importância da prevenção de acidentes, preparamos esse artigo. Então, acompanhe a leitura e fique por dentro de todos os detalhes!

O que é a prevenção de acidentes?

A prevenção de acidentes nada mais é do que um conjunto de práticas e ferramentas que tem o intuito de cuidar da saúde e da vida do trabalhador, impedindo que possíveis acidentes de trabalho aconteçam.

Os acidentes de trabalho são aqueles que ocorrem durante o exercício das suas funções e acarretam algum tipo de lesão corporal ou até mesmo a morte.

De acordo com o TST (Tribunal Superior do Trabalho), o Brasil está na 4ª posição do ranking mundial de acidentes de trabalho que levaram à morte.

Basicamente, as práticas e ferramentas que envolvem a prevenção de acidentes de trabalho são compostas por 3 elementos: a máquina, o ambiente e o humano.

Porém, para que a prevenção de acidentes verdadeiramente ocorra, é necessário que se tenha uma consciência coletiva sobre as medidas por parte de colaboradores especializados.

Para promover um ambiente de trabalho mais seguro, existem diversas ações de prevenção que precisam ser adotadas como:

  • Normas Técnicas;
  • Normas Educativas;
  • Normas Ambientais;
  • Normas Administrativas;
  • Normas Organizacionais;
  • Normas de Higiene Ocupacional.

Assim, com o uso destas normas, é possível construir um ambiente de trabalho com pouca possibilidade de riscos.

Ou seja, adotar essas medidas de prevenção de acidentes de trabalho vai trazer um aumento significativo da eficiência de produção dos seus colaboradores e consecutivamente uma melhora na produção daquilo que a sua empresa vende.

Por que ela é importante?

Fica evidente a importância da prevenção de acidentes de trabalho através dos relatórios da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Os dados mostram que aproximadamente 5 mil funcionários morrem por dia em todo o mundo, por conta de acidentes que ocorreram no trabalho.

De acordo com a Previdência Social, no Brasil, ocorrem aproximadamente 300 mil acidentes de trabalho e 2,7 mil mortes por ano. Esses dados são alarmantes.

Por isso, é tão importante o investimento em ações de prevenção de acidentes de trabalho para reduzir a atual realidade que os trabalhadores enfrentam no dia a dia.

Investir em segurança do trabalho não traz benefícios apenas para o trabalhador, mas também para a empresa que por conta da maior produtividade passa a ter ganhos financeiros que superam os gastos com investimentos na prevenção de acidentes.

Por que investir na prevenção?

Se você quer reduzir o número de acidentes na sua empresa e conseguir contabilizar os ganhos que você terá com isso, investir em prevenção de acidentes de trabalho pode ser a solução.

Isso vai ficar claro quando você for fazer a análise dos custos envolvidos em um acidente de trabalho como: reabilitação do colaborador, contrato de mão de obra temporária, afastamentos, transporte do funcionário acidentado, indenizações, gastos com materiais danificados, entre outros.

Para que você possa prevenir e evitar todos estes custos, basta investir de maneira eficiente e efetiva em práticas e ações para a prevenção de acidentes de trabalho como:

  • Faça um plano de prevenção;
  • Crie programas de prevenção de acidentes;
  • Realize as ações de prevenção e primeiros socorros;
  • Defina uma comissão interna de prevenção de acidentes.

O que vai refletir consideravelmente no aumento da produção e consecutivamente no aumento do lucro da empresa.

Agora que você já sabe a importância da prevenção, e também já sabe quais são as medidas que devem ser adotadas para evitá-los, é só colocar em prática.

E aí, gostou do nosso texto? Então, não se esqueça de compartilhar com quem você acha que também pode se interessar pelo tema.

Ah! E não deixe de acompanhar o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos relevantes como este.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

, ,
Segurança do trabalho: o que é, suas normas e responsabilidades!
CIPA: o que é e porquê sua empresa precisa estar de acordo

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir