Trabalhador novato deve ficar atento aos riscos de acidentes

Riscos de acidentes: vale a pena dar mais atenção aos recém-contratados?

Promover a segurança no trabalho, significa implementar medidas que garantam a qualidade da saúde e do bem-estar dos trabalhadores, reduzindo acidentes e doenças ocupacionais.

Manter a integridade física e psicológica da equipe tem sido a preocupação das empresas que buscam, não só garantir esse direito aos seus colaboradores, mas também melhorar sua imagem e comprometimento com o capital humano.

Dessa forma, ter na rotina medidas que ajudem a difundir a cultura da segurança na organização minimiza riscos de acidentes. Mas pode ser um ponto de atenção no momento de novas contratações.

Afinal, como transmitir a cultura de segurança, implementada na empresa para os recém-contratados? É necessário que eles recebam mais atenção sobre o assunto? A empresa precisa investir em uma capacitação especial para os novos colaboradores?

Saiba as respostas lendo esse post. Veja o que separei:

  • Importância da integração de Segurança do Trabalho
  • Como promover a integração
  • Benefícios da integração de Segurança do Trabalho

Importância da integração de Segurança do Trabalho

O processo de recrutamento e seleção é trabalhoso em qualquer empresa. Porém, após esse esforço na escolha, chega o momento de começar uma etapa fundamental: a integração do funcionário.

De maneira geral, não zelar pela integração dos recém-contratados pode comprometer todo o trabalho feito na seleção. Pois, se o funcionário não conhecer os valores e a cultura da empresa, esse profissional não entenderá a importância do comprometimento com suas ações.

Isso se aplica também a prevenção de riscos de acidentes no ambiente de trabalho, já que precisa ser parte da cultura organizacional.

Além do mais, muitos colaboradores possuem vícios de contratações anteriores, ou estiveram em empresas que não se comprometiam com a capacitação em segurança do trabalho.

Assim, a integração de segurança do trabalho esclarece princípios que compõem a política de saúde, segurança e bem-estar do funcionário, com orientações sobre os riscos de acidentes existentes e de como a empresa se posiciona para mitiga-los.

Como promover a integração

Para integrar o novo colaborador é fundamental que ele entenda o que são as medidas de segurança no trabalho. Por mais que o assunto seja falado, muitos trabalhadores desconhecem os princípios desse tema.

Por isso, é importante partir do básico, para que o recém-contratado entenda a essência do que a empresa busca.

Logo, após o colaborador conhecer todo espaço e equipe, apresente um material introdutório sobre os principais riscos que são particulares na empresa, na sua função e quais são as medidas que devem ser adotadas.

Nesse treinamento introdutório também deve conter possíveis riscos ambientais, as medidas de proteção coletivas e individuais.

Benefícios da integração de Segurança do Trabalho

Fazer um trabalho de integração voltado para a segurança do trabalho fará com que o recém-contratado internalize a cultura de segurança mais rápido.

Consequentemente, ele estará mais atento e preparado para os riscos rapidamente. Além disso, esses treinamentos podem ser uma ótima oportunidade de reforçar com toda equipe as práticas de prevenção.

Dessa forma, com o fomento constante sobre a segurança do trabalho, tanto os novos colaboradores como os veteranos terão um ambiente mais positivo, seguro, com o clima organizacional melhor e sem problemas na produtividade.

Bom, resumidamente, é sempre válido investir na segurança do trabalho! Espero que o artigo tenha sido de grande valia para você. Agora, que tal compartilha-lo nas suas redes sociais?

Até breve e um abraço do Cipinha!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , ,
    Post anterior
    Quais são os principais treinamentos de segurança do trabalho?
    Próximo post
    SIPAT: você sabe o que realmente significa a sigla?

    Posts relacionados

    1 Comentário. Deixe novo

    Deixe um comentário, juntos aprendemos mais!

    Menu