Os riscos ergonômicos estão em qual lugar, seja ambiente de trabalho ou na própria casa, e na empresa o responsável pela segurança do trabalho deve estar atento aos riscos ergonômicos do local.
Por mínimo que pareça ser, os riscos ergonômicos são preocupantes a médio e longo prazo causando inúmeros problemas aos funcionários.
Por isso, o Cipinha traz algumas informações sobre os riscos ergonômicos, quais são os principais e como evitá-los. Acompanhe a leitura com a gente para conferir os cuidados para prevenir seus colaboradores.
O que é risco ergonômico?
Os riscos ergonômicos são todas ocorrências que possam interferir no equilíbrio e boa prática das atividades profissionais, principalmente seu bem-estar e conforto, causando então acidentes de trabalho.
Os riscos ergonômicos não estão presentes apenas em locais em condições insalubres, como indústrias, mas também em outros tipos e locais de trabalho que aparentam ser inofensivos, inclusive sentado em um escritório.
A postura errada ao sentar ou deitar, como se posiciona frente ao computador, como se abaixar para pegar uma caixa ou objeto, isso e outras ações oferecem riscos ergonômicos, gerando dores e problemas na coluna, costas, ombros, etc.
Quais principais riscos ergonômicos e como evitá-los
Veja abaixo alguns dos principais riscos ergonômicos e o que fazer para alertar e prevenir seus colaboradores.
Sinalização
Embora seja algo que pareça simples, a ausência de sinalização em um espaço pode gerar problemas sérios na empresa, inclusive acidentes.
E para que evite os riscos ergonômicos, é importante aplicar algumas ações preventivas, como:
- Placas em espaços perigosos, como em locais muito quentes ou muito frios, que seja de médio e alto risco, sem iluminação, etc.
- Também é importante sinalizar as saídas e rotas de emergência, conferir os alarmes regularmente, indicar as portas e pisos com segurança.
Iluminação
A iluminação é fator que interfere em qualquer tipo de ambiente, inclusive em rua pública. Ou seja, é um dos riscos ergonômicos mais frequentes na empresa, sendo necessário muita atenção e cuidado.
Uma boa iluminação no ambiente de trabalho é um dos primeiros passos para correção e prevenção de riscos ergonômicos, principalmente porque é fácil de resolver, há casos em que apenas uma luminária no escritório resolve a situação.
Equipamentos de segurança
Os EPCs e EPIs são equipamentos indispensáveis no ambiente de trabalho e ajudam não só a evitar os riscos ergonômicos como também garante a proteção dos funcionários.
São equipamentos com obrigatoriedade determinada em lei e regulamentada pelo ministério do trabalho para que os colaboradores exerçam suas atividades com segurança na área. As normas regulamentadoras são a NR 06 e NR 04.
A NR 06 fala sobre os pontos que tramitam em torno dos EPIs necessários para ter em uma empresa, mas como o uso é flexibilizado. E a NR 04 fala sobre a obrigatoriedade de manutenção dos EPCs, e não tem uso flexibilizado.
Reduza pesos
Carregar muitos pesos e levantá-los da forma errada é um risco ergonômico muito frequente nas indústrias, mercados, comércios e principalmente na área de construção civil.
Entretanto, a empresa precisa de adequar ao setor para evitar problemas graves nos funcionários, isto é, investir em maquinários que realizem a atividade de peso para que o colaborador não precise executar essa função.
Postura inadequada
Esse é um problema global e não atinge apenas o ramo empresarial, até porque, as pessoas estão cada vez mais atentas e ligadas às tecnologias, então passam mais tempo em frente ao computador sentados de forma errada.
Para prevenir seus trabalhadores, as empresas devem investir em ginásticas laborais, além de promover palestras ou tutoriais frequentemente para alertar e intervir nas posturas inadequadas dos funcionários.
E a própria conscientização de que está causando um mal para você mesmo deve ser uma chave para a mudança dos hábitos.
Repetição de movimentos
Outro risco ergonômico muito comum e presente diariamente tanto nas empresas quanto nas residências. É um dos perigos da modernidade, pois a todo tempo as pessoas repetem os movimentos.
Uma forma de prevenção é promover ginásticas laborais nos ambientes de trabalho, além do tempo de descanso após um período de esforço repetitivo.
Essa repetição de movimentos pode levar o trabalhador a desenvolver doenças graves como LER (Lesão por Esforço Repetitivo). Então, sempre que possível, quando estiver em atividades repetitivas, tente dar alguns minutos de descanso para que não chegue ao nível de doenças.
Os riscos ergonômicos podem ser evitados, é necessário apenas que os profissionais da segurança do trabalho realizem constantes vistorias por toda empresa, para que analise as condições de trabalhos dos funcionários e o que precisa de mudanças.
No blog do Cipinha você pode conferir diversos artigos sobre segurança do trabalho para desenvolver em sua empresa e promover o bem-estar e segurança de todos. Basta clicar aqui agora mesmo para entender melhor!