O ambiente de trabalho, principalmente industrial, pode oferecer algumas situações prejudiciais para o colaborador, por exemplo, o ruído ocupacional, o qual pode ser caracterizado como insalubridade dependendo da frequência e dos níveis executados no local e que esteja dentro dos limites determinados na legislação.
Assim, é muito importante que as empresas compreendam os conceitos e entendam a importância de implementar ações de controle de ruídos, para evitar os impactos que podem gerar para os trabalhadores.
Por isso, siga a leitura desse texto que o Cipinha preparou para você possa entender mais sobre os ruídos ocupacionais e quais os riscos que ele oferece para o colaborador dentro da empresa.
O que é ruído ocupacional?
O ruído ocupacional é todo som emitido em excesso dentro do ambiente de trabalho, principalmente nas atividades executadas rotineiramente. É justamente a frequência do ruído que gera a inquietude e pode causar danos a médio ou longo prazo.
Mesmo que o ruído seja associado ao som de maquinários industriais, também pode se associar a outros tipos de barulhos, por exemplo, a música, na qual se ouvida em grande volume e constantemente será prejudicial.
Bares, baladas, academias, entre outros estabelecimentos em que o som é muito alto ou tem apresentações ao vivo, são ambientes de trabalho preocupantes, pois além do volume sonoro, também tem o som de voz das pessoas que precisa ser mais alto para conseguirem se ouvir.
Impactos causados pelos ruídos ocupacionais
Se for exposto aos ruídos constantemente e em níveis acima do limite determinado por lei, é obrigatório o pagamento adicional por insalubridade, em média 20% do salário.
Todavia, os impactos podem ser além de financeiros, pois o trabalhador pode ser prejudicado em outras áreas, como:
1. Perda de audição
Os ruídos constantes acima do limite podem levar a perda de audição do trabalhador. A perda de audição vai acontecendo de maneira progressiva e pode ser que só seja percebida quando estiver em alto nível de sensibilidade.
Alguns dos sintomas que são desenvolvidos podem ser:
- Zumbidos;
- Dificuldade para compreender sons;
- Perda total da audição (surdez definitiva).
2. Problemas neurológicos e físicos
A exposição a ruídos ocupacionais pode desenvolver problemas neurológicos, constantes dores de cabeça e insônia. Além disso, alguns sintomas físicos podem aparecer, além de desenvolver doenças, por exemplo:
Cansaço excessivo;
Hipertensão;
Problemas gástricos;
Problemas cardíacos.
3. Sintomas psicológicos
Ficar exposto com frequência em ruídos altos também pode contribuir para o desenvolvimento de problemas psicológicos e sintomas emocionais, prejudicando a saúde mental do colaborador. Alguns dos principais sintomas são;
- Estresse;
- Irritabilidade;
- Depressão;
- Ansiedade.
4. Dificuldades no trabalho
Além dos problemas acima, os ruídos também podem causar dificuldades e baixo rendimento no trabalho, principalmente devido a falta de concentração. Outras consequências que pode gerar são:
- Diminui a disposição e produtividade;
- Reduz a capacidade de aprendizagem e desenvolvimento;
- Aumenta os riscos de acidentes.
Como resolver esse problema de ruído ocupacional em sua empresa?
Em situações que o ruído constante não prejudique de forma grave os colaboradores, ainda assim será necessário que a empresa adote medidas eficientes e preventivas.
Até porque, a empresa precisa preservar a integridade dos colaboradores, assegurando que todos estejam com as devidas condições de trabalho de forma ideal e segura para execução de suas tarefas diárias e repetidas.
É quase inevitável que aconteça o ruído ocupacional no ambiente de trabalho e por isso é necessário medir. Dessa forma, a empresa precisa ter um planejamento com foco na avaliação do nível de ruído nos setores da empresa.
Após receber os resultados dos dados coletados, é apontado o quanto de salubridade sonora dos setores que são usados pelos profissionais da empresa. Com isso, será feito uma interpretação de dados e com isso serão feitas diversas ações para controlar o ruído ocupacional.
Uma prática indispensável e importante em todas as empresas são os EPI ‘S (Equipamento de Proteção Individual), eles contribuem para garantir sua segurança dos funcionários.
Além disso, também é essencial promover palestras sobre o assunto, assim pode gerar maior número de conscientização e as pessoas buscam incentivos. Essas palestras são importantes para direcionar os funcionários para os devidos cuidados determinados pela legislação e regras da própria empresa.
É interessante que busque explicar nas palestras as formas certas de utilizar EPI ‘s, pois dessa forma, todos estarão em segurança tanto física e sobretudo livre de ruídos.
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