Segurança do Trabalho 5 cursos para melhor o seu currículo

Segurança do Trabalho: 5 cursos para melhor o seu currículo

Manter a segurança do trabalho é essencial para a saúde do negócio e de seus funcionários, o que deve ser incentivado pela empresa, porém, caso o candidato possua cursos de aprimoramento no tema, este terá um destaque em comparação aqueles que não tem.

Afinal, demonstra que a segurança é uma prioridade para aquele funcionário e este será útil em uma emergência, sendo ainda mais necessário ter esse tipo de curso no currículo, se o candidato atua na área de segurança do trabalho.

Continue lendo e confira algumas ótimas opções de cursos complementares para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos e enriquecer seu currículo.

Curso sobre o eSocial

O eSocial é um sistema do governo federal que possui a finalidade de simplificar e agilizar o processamento de informações referentes as áreas trabalhista, previdenciária e fiscal.

O que inclui algumas informações sobre a segurança do trabalho, que é uma das atribuições do profissional que atua nessa área, por isso, muitas empresas enxergam que possuir esse tipo de curso no currículo é um bom diferencial que destaca positivamente o profissional.

Por ser utilizado cotidianamente pelos funcionários da área, o curso sobre o eSocial é quase um pré-requisito.

Bombeiro Civil

Apesar do que parece, esse curso não deve ser exclusivo para bombeiros, no entanto, exige um pouco mais de profundidade na área.

É comum que o profissional ministre palestras e demonstrações de segurança no trabalho, o que normalmente abrange alguns treinamentos de prevenção e combate a incêndios, portanto, é primordial que o funcionário esteja capacitado para tal atribuição.

Sendo um excelente diferencial, o curso de bombeiro civil prepara o profissional com técnicas de combate a incêndios, primeiros socorros, abandono de local com segurança e inspeção de equipamentos de emergência.

Cursos sobre as principais Normas

Existem regulamentações que regem a segurança do trabalhador, por isso, conhecê-las e dominá-las é indiscutível para um profissional da área.

NR-10

A NR-10 é a norma que regula as atividades que envolvem energia elétrica, ou melhor, Instalações e Serviços em Eletricidade, portanto, aqueles que atuam neste ramo precisam cumpri-la, o que é facilitado com o pleno conhecimento da norma.

Para isso, é interessante fazer um curso sobre a NR-10, o que faz muita diferença para o currículo do candidato em um processo seletivo, afinal, esse curso oferece um conhecimento básico acerca de instalações e serviços do ramo elétrico.

NR-35

Os trabalhos que envolvem risco precisam das normas regulamentadoras para garantir a segurança do trabalhador e da empresa, proporcionando um ambiente mais seguro dentro do possível, o mesmo que ocorre para trabalhos em altura por meio da NR-35.

Esta modalidade é uma das que mais geram acidentes de trabalho no país, deste fato vem a importância de conhecer a norma e aplicá-la no cotidiano dos trabalhadores expostos a tal risco.

O curso sobre a NR-35 prepara o profissional para instruir os trabalhadores que desempenham funções em altura, transmitindo conhecimento teórico e prático sobre o tema, efetivamente reduzindo a quantidade de acidentes.

NR-33

Além de atividade que expõem o trabalhador ao risco, existem espaços que o colocam nessa posição, como, por exemplo, os espaços confinados, que não foram projetados para a ocupação humana e sim, para o armazenamento de materiais.

A atividade nestes ambientes é regida pela NR-33, afinal, eles são localizados nos mais inusitados dos lugares, como caixas d’águas e bueiros, com isso, esse tipo de curso promove a análise dos riscos que cada local oferece ao profissional, como agir em situações de emergências e como preveni-las.

Normalmente são encontrados riscos químicos, ergonômicos, mecânicos, físicos e até de explosão, portanto, é essencial seguir todas as recomendações para evitar acidentes de trabalho.

Capacitação para peritos judiciais

Semelhante ao curso de bombeiro civil, a capacitação para peritos judiciais e assistentes técnicos em insalubridade e periculosidade possibilita que o profissional aprimore conhecimentos e habilidades que ele já domina.

O que agrega valor ao seu currículo, consequentemente, aumentando as oportunidades e as chances de ser chamado para uma vaga na área.

Curso de Especialista em LTCAT / PPP

O Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT) e o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) estão presentes no cotidiano de muitos dos profissionais que trabalham na área de segurança do trabalho.

Por isso, a realização desse curso capacita o profissional e contribui para a sua credibilidade no meio, levando a mais oportunidades no mercado de trabalho e garantindo mais segurança aos trabalhadores.

Para conhecer mais sobre segurança no trabalho, acesse o nosso blog.

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Prevenção de acidentes, Segurança do trabalho, Técnico Segurança do Trabalho
Inovação: qual a chave para se destacar no mercado de trabalho
Técnico de Segurança do Trabalho: 6 desafios no início da carreira

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir