Como realizar a SIPAT com qualidade de um treinamento

SIPAT 2021: dicas para realizar um evento incrível ainda este ano

O ano de 2020 iniciou surpreendendo o mundo. Uma pandemia inesperada fez com que tarefas cotidianas precisassem ser totalmente adaptadas para o momento enfrentado.

Com a disseminação do novo Coronavírus, medidas de isolamento social foram fundamentais para controlar a contaminação e diminuir os efeitos prejudiciais como mortes, perdas de empregos e fechamentos de diversos estabelecimentos.

Nesse contexto, as empresas tiveram que adotar o modelo remoto para suas atividades, jornadas reduzidas e novos hábitos de higienização. O que se mantém até hoje, já que ainda não é possível efetuar eventos que provoquem aglomerações.

E com todos esses fatores, é possível realizar a SIPAT em 2021? Desde já, saiba que a resposta é sim. Apesar dos desafios que as mudanças trouxeram, você pode superá-los e realizar a SIPAT 2021 com sucesso.

Quer saber como? Então, continue a leitura!

  • SIPAT: o que é e sua importância
  • Os desafios de 2021
  • Como realizar o evento mesmo nesse cenário
  • Melhores temas para esse ano

SIPAT: o que é e sua importância

A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, um evento previsto pela lei, o qual deve ser realizado anualmente nas empresas, pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o setor de segurança do trabalho.

O evento ocorre durante uma semana, em que são realizadas atividades, que buscam discutir e favorecer iniciativas, para promover o bem-estar, saúde mental e física dos colaboradores.

A SIPAT tradicional costuma integrar diversos métodos para discutir a temática sobre segurança, de uma maneira mais próxima dos funcionários. Algumas atividades podem ser: gincanas, palestras, jogos, workshops, entre outras.

O evento tem papel essencial, já que promove atividades para conscientizar os colaboradores sobre a importância de estarem atentos aos riscos.

Através da conscientização, os funcionários conseguem ter condutas responsáveis que priorizem a segurança individual, bem como de toda equipe. A relevância é ainda maior, visto que educar a equipe com recomendações e informações podem ajudar na prevenção da disseminação do Coronavírus.

Porém, como conseguir as mesmas vantagens em um cenário totalmente diferente do que estamos acostumados? É uma tarefa desafiadora, mas possível. Veja os principais obstáculos para a realização da SIPAT em 2021.

Os desafios de 2021

Antes de mostrarmos os desafios, vale ressaltar um aspecto essencial: embora o contexto pandêmico tenha alterado muito a rotina, a obrigatoriedade da realização anual da SIPAT continua sendo mantida.

No entanto, 2021 mantém alguns empecilhos para a realização do evento, que precisam de atenção. São eles:

  1. Fazer um evento sem aglomerações: no seu formato tradicional, a SIPAT é realizada em um espaço da empresa, geralmente um auditório ou pátio.
  2. Unificação da comunicação, mesmo em casos de equipes remotas: muitas empresas dividiram as equipes em remotas, presenciais ou híbridas.

Ainda que os avanços tecnológicos tenham ocorrido de uma forma mais acelerada na pandemia, esse fator chama a atenção para a necessidade de priorizar uma comunicação eficiente e clara entre os colaboradores, sobretudo, ao se tratar de segurança e saúde no trabalho.

  1. Verificar se os ensinamentos da SIPAT têm sido seguidos: este é um grande desafio. Pois mesmo para funcionários em regime home office, é fundamental engajá-lo a seguir as dicas de prevenção.
  2. Gerar engajamento de funcionários, mesmo sem contato: uma das formas de gerar engajamento do time de trabalhadores é através de gincana nos eventos. Mas para um novo formato, é importante ter novas ações para motivar a participação de todos.
  3. Criar senso de equipe e colaboração: além dos benefícios para a promoção da saúde, a SIPAT é uma excelente forma de desenvolver a colaboração e senso de equipe. Esse é um ponto que também precisa ser mantido em 2021.

Como realizar o evento mesmo nesse cenário

Assim como a pandemia trouxe dificuldades, ela também proporcionou um olhar menos limitado, pois tecnologias digitais, já disponíveis, ainda enfrentavam resistência na população.

Com isso, diversas ferramentas que possibilitam interação online estão consagradas. Dessa forma, a SIPAT pode ser realizada online, em uma sala de videoconferência em que todos poderão ver e se ouvir.

Porém, para as empresas que dispõem de ambientes abertos, como pátios, e consigam reunir todos os funcionários, podem optar também pela SIPAT presencial.

Entretanto, nessa opção é imprescindível ressaltar as regras de distanciamento social, uso de máscara e disponibilizar métodos de higienização.

Da mesma maneira, o engajamento pode ser mantido à distância, seguindo o mesmo caminho da aceleração do uso de recursos tecnológicos.

Um excelente exemplo, é o uso da gamificação para o aprendizado. A empresa poderá desenvolver gincanas online com jogos que transmitam os assuntos realizados, já característicos da SIPAT, mas em um novo ambiente, o virtual. Lá, os funcionários poderão disputar a colocação por pontos e receber recompensas.

Vale ressaltar que, no ambiente digital, a necessidade de uma linguagem clara é ainda maior. Isso porque, existem vários tipos de usuários, que podem ou não ter habilidade nesse ambiente. No mesmo sentido, a comunicação precisa ser alinhada em equipes híbridas, com o mesmo conteúdo e responsabilidade.

Para incentivar a colaboração e o senso de equipe, as atividades podem ser divididas em grupos, alocados em salas digitais separadas em alguns momentos.

Melhores temas para esse ano

Visto isso, já vimos que existem possibilidades de continuar o compromisso com a realização da SIPAT. E nesse momento, em que saúde e segurança é um dos assuntos mais comentados, tratar de temas ligados ao momento que vivemos também vira pauta na segurança do trabalho.

Por isso, busque alinhar a SIPAT 2021 com a atualidade de seus funcionários. Algumas sugestões de temas para você se inspirar:

– Integração e produtividade no trabalho a distância;

– Adaptação às mudanças no ambiente de trabalho;

– Higienização efetiva na pandemia;

– Saúde mental no isolamento.

Essas são algumas dicas que sua empresa poderá enquadrar com o que o time, de fato precisa. Portanto, a SIPAT pode e deve ser realizada, a fim de aumentar a segurança e bem-estar dos funcionários, em um momento tão necessário. E se precisar de ajuda em sua SIPAT, conte com a Realizarte (empresa parceira do Cipinha). Saiba mais entrando em contato. Inclusive a equipe da Realizarte dispõe de plataforma própria para realização da SIPAT online!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , , ,
    Diálogo Diário de Segurança: dicas para realiza-lo com sucesso
    Riscos ergonômicos: o que são e como preveni-los

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Menu