A conscientização é uma forma simples e eficaz de garantir a segurança e saúde no ambiente de trabalho para os funcionários. A SIPAT é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho e tem como objetivo garantir a conscientização dos funcionários de uma empresa visando um maior segurança e produtividade do seu negócio.
Sendo assim, no artigo de hoje, vamos explicar melhor sobre o que é a SIPAT e como engajar os setores para participação no evento.
E então, se interessou pelo conteúdo? Continue lendo nosso artigo e veja a importância do SIPAT para sua empresa.
O que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho?
SIPAT, também chamada de Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, é um evento organizado por empresas com o objetivo de conscientizar todos os seus funcionários e colaboradores em relação à prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
O evento é realizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) e está previsto na legislação brasileira. Nesse evento, os colaboradores participam de diversas atividades de conscientização visando o entendimento da importância da prevenção de acidentes de trabalho.
Qual o objetivo da SIPAT?
A semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem como objetivo principal a prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho através da conscientização dos funcionários e colaboradores de uma empresa, garantindo assim, a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
Segundo a legislação, a SIPAT deve promover conteúdos teóricos e práticos que conscientizem os funcionários de uma empresa em relação aos comportamentos e atitudes no local de trabalho, a fim de evitar acidentes.
Quais os benefícios para a empresa?
Através de palestras e atividades de conscientização, a SIPAT traz consigo uma conscientização sobre as melhores práticas dentro do ambiente de trabalho, melhorando assim, o clima organizacional e diminuindo o índice de acidentes no local de trabalho.
Dessa forma, a equipe se sente mais protegida e satisfeita, o que consequentemente também contribui para o aumento da produtividade dos funcionários.
O SIPAT fornece informações gerais em relação à saúde, o que faz com que os colaboradores e funcionários criem um estilo de vida mais saudável de forma geral, sendo assim, tal conscientização é um ganho que pode ser levado para vida toda.
Como promover a SIPAT na empresa?
Antes de tudo, é necessário que a empresa escolha os funcionários que farão parte da CIPA. Com a comissão definida, é possível iniciar os preparativos para o evento anual.
Confira agora quais são os passos que devem ser seguidos:
Faça um planejamento
Segundo a legislação, a SIPAT deve ter uma semana de programação. Sendo assim, é importante planejar com cuidado para que tudo ocorra da melhor forma possível. Veja agora algumas coisas que você pode definir para o planejamento:
- Em que semana vai acontecer?
- Quais são os temas que não podem faltar?
- Quais são as atividades que devem ser realizadas?
- Quais são os recursos financeiros necessários?
- Quem vai ficar responsável por cada tarefa?
Defina temas e parceiros
Para definir os temas que serão abordados durante a semana de conscientização é interessante que a comissão avalie o seu ambiente interno.
Para agregar a semana, a empresa pode contratar parceiros e especialistas para falar sobre os assuntos.
Promova o evento
É essencial que a empresa divulgue o evento para que os funcionários participem e assim, a SIPAT consiga atingir seus objetivos.
Ao promover o evento, os colaboradores terão um maior interesse em participar e não comparecer apenas por obrigação, se envolvendo de verdade no aprendizado dos temas abordados.
Colete pesquisas e feedbacks
É importante que no final do evento, a empresa peça um feedback dos seus funcionários, para saber o que melhorar para o próximo evento.
Entender como você pode melhorar o conteúdo, saber quais foram as atividades mais eficazes e que agradaram o público é essencial para promover um evento de sucesso. Além disso, essa interação com os profissionais faz com que eles se sintam valorizados.
Conclusão
O Cipinha tende a promover de forma criativa e lúdica conceitos com o objetivo de gerar conscientização sobre temas importantes do universo do trabalhador.
E então, se interessou pelo nosso serviço? Continue acompanhando nosso blog e veja como podemos te ajudar nesse desafio de conscientizar seus funcionários!