Onde contratar Palestras para SIPAT

Palestras para SIPAT: como escolher as melhores para o evento?

A semana interna de prevenção de acidentes de trabalho (SIPAT) é realizada uma vez por ano para discutir questões de segurança no trabalho.

De um modo geral, essas medidas visam a prevenção de acidentes e a segurança do trabalho.

A seleção dos temas da SIPAT é um processo delicado que exige conhecimento específico do público e educação corporativa. Além disso, esses cursos requerem o apoio de empresas de treinamento interno.

Os temas estão sempre voltados para aumentar a sensibilidade dos colaboradores, para internalizar o conteúdo, o evento precisa de uma boa dinâmica e de excelentes palestrantes que explicam o tema.

Mas você deve estar se perguntando, qual é o objetivo da SIPAT? Como acertar no tema escolhido? Bom, é exatamente sobre isso que você vai encontrar neste artigo. Veja os tópicos:

  • Qual é o objetivo da SIPAT?
  • O que devo fazer para escolher um tema?
  • Como acertar no tema escolhido?
  • Palestras para SIPAT online!

Qual é o objetivo da SIPAT?

Por meio de conferências, concursos, brindes, dramatizações e atividades de incentivo, a SIPAT visa conscientizar os colaboradores sobre a importância da prevenção e do combate aos acidentes e doenças ocupacionais.

O seu objetivo é tornar o ambiente mais seguro, criando uma mentalidade de alerta, que permita aos colaboradores compreender e exigir as correções necessárias, possibilitando o autosserviço e o cuidado mútuo, desencadeando assim um processo de melhoria contínua no ambiente de trabalho.

É fundamental que você defina um objetivo para a SIPAT, pois com ela você pode até solucionar problemas comportamentais específicos na sua empresa, como o alcoolismo, uso de drogas, entre outros. Por isso é tão importante escolher um bom tema, afinal esta é uma excelente oportunidade para informar e dialogar com os seus colaboradores.

O que devo fazer para escolher um tema?

A seleção do tema da SIPAT deve ser feita bem antes de sua data. Na verdade, esse tópico deve ser estabelecido dia a dia.

Devido à análise de riscos, acidentes ocorridos o ano todo, falha de equipamentos ou comportamento causador de doenças, e novos sinais de necessidade da empresa, a SIPAT deve finalmente alinhar seu tema com esses aspectos de melhoria, de forma a atingir o objetivo principal de educar os colaboradores sobre medidas preventivas para o ambiente de trabalho.

A SIPAT 2021 ainda precisa aumentar a conscientização sobre o contexto global da pandemia. Como o mundo continua a se concentrar na redução da disseminação do novo coronavírus.

Esse também deve ser um problema comum para a saúde dos colaboradores. É importante conhecer plenamente as regras de higiene e cuidados gerais, que irão alertar os colaboradores sobre a sua obrigação de não contrair o vírus, nem de transmiti-lo aos colegas.

Como acertar no tema escolhido?

Embora os antecedentes da pandemia tenham desencadeado diferentes tipos de controvérsia, o objetivo principal da SIPAT não deve ser esquecido. Mesmo que a prevenção da infecção por Covid19 seja uma prioridade, o número de acidentes de trabalho é chocante e requer atenção.

Por exemplo, em 2020, a Administração da Previdência Social registrou 16.278 acidentes de trabalho, e os dados continuam mostrando uma média de 44 acidentes por dia. Portanto, o problema dos acidentes industriais não pode ser ignorado. Os métodos convencionais de prevenção de doenças ocupacionais, neste sentido, podem incluir regras de higiene para prevenir pandemias.

Da mesma forma, outros temas podem ser combinados, como qualidade de vida e saúde mental isoladas, meio ambiente e resiliência, técnicas de incentivo à pandemia e todos os outros tópicos que são úteis para os funcionários.

Como escolher temas qualificados?

Antes de elaborar a SIPAT, é importante identificar potenciais parceiros com experiência na implementação de medidas de segurança do trabalho e buscar conversas leves e bem-humoradas que vão além do óbvio para que os colaboradores possam apreciá-las.

Além disso, não se esqueça de avaliar o conteúdo, lembre-se de destacar questões como a prevenção de riscos de acidentes , a prevenção de doenças ocupacionais, a atual diminuição da pandemia e o impacto do uso de novas tecnologias.

Palestras para SIPAT online!

Os eventos presenciais já estão em crescente retomada, porém caso a empresa que você atua ainda opte por manter as medidas de restrição a melhor opção é investir na realização das palestras para SIPAT no formato virtual!

A Realizarte, minha parceira, leva até você a possibilidade da realização de um evento incrível e com toda qualidade que a SIPAT precisa ter!

Clique aqui e conheça a SIPAT online da Realizarte!

E se precisar de ajuda e quiser ter acesso a mais conteúdo como estes, acesse o meu blog, é um prazer tem você por aqui!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!



    , ,
    O que significa EPIs e qual a sua real importância?
    Curso Técnico Segurança do Trabalho: vale a pena o investimento?

    Posts relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Preencha esse campo
    Preencha esse campo
    Digite um endereço de e-mail válido.
    Você precisa concordar com os termos para prosseguir

    Menu