Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência (PcD): dicas para praticar a inclusão imediata

Pessoas com deficiência (PcD) são aquelas que têm algum tipo de impedimento a longo prazo e pode ser de natureza física, intelectual, mental ou sensorial. Esse é um assunto de grande importância, principalmente aqui no Brasil, visto que o número de pessoas com deficiência é muito alto e que as pessoas que são afetadas por elas acabam passando por muitas dificuldades, principalmente no mercado de trabalho. Por isso, neste artigo vamos falar sobre algumas dicas para a inclusão de pessoas com deficiência.

Como dito anteriormente, esse é um assunto de grande importância, pois atualmente, os recursos da sociedade, para a inclusão dessas pessoas portadoras de alguma necessidade especial, ainda é muito incipiente, principalmente aqui no Brasil.  Por conta desse cenário, diversos movimentos são feitos a fim de entrar em um consenso para que haja a criação de uma política que busque a inclusão dessas pessoas, principalmente no mercado de trabalho e nas escolas.

Porém, para que isso aconteça, algumas coisas são precisas, entre elas um acatamento à legislação vigente, uma alteração na visão da sociedade em relação a essas pessoas, inclusão escolar, maiores verbas destinadas a programas sociais, palestras, utilização da mídia para informar as pessoas, etc.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pelo menos 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, cerca de 24% da população do país. Visto esse grande número, é perceptível que cabe a todos lutar para que haja a inclusão dessas pessoas e que essa realidade mude.

Por isso, a fim de tentar conscientizar as pessoas, neste artigo vamos falar um pouco mais sobre a importância dessa inclusão e dicas para que ela se torne ainda mais presente.

O Que é a Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho?

Desde 1961, foi criada a Lei de Diretrizes e Bases aqui no Brasil que buscava conseguir incluir as pessoas com deficiência nas instituições de ensino e no  mercado de trabalho, que eram as áreas onde havia uma maior desigualdade e preconceito com essas pessoas. Porém, isso continuou acontecendo até 1999, principalmente nas empresas, que  começaram aos poucos a contratar esses colaboradores.

E então, em 6 de julho de 2015 foi criada a Lei No 13.146, a qual regulamenta o direito ao trabalho da PcD. Essa lei também foi de grande importância e fez com que as empresas começassem a perceber isso e se adequassem a essa nova legislação. Porém, esse ainda é um grande problema que enfrentamos, pois mesmo que ele tenha diminuído após a criação de leis, ainda é algo muito evidente na nossa sociedade.

Fazer com que o meio profissional se torne mais inclusivo é algo que vai ser muito bom para a nossa sociedade, pois os ambientes de trabalho representam uma relevância em relação a diversidade da sociedade. Ou seja, ao valorizar a diversidade no ambiente interno das empresas uma mensagem será enviada para toda a sociedade sobre a qualidade de vida, valorização das pessoas, valores culturais e qualidade das decisões tomadas dentro da empresa.

E então, com isso, virá diversos benefícios como a estimulação da inovação de produtos e serviços, motivação e engajamento entre os trabalhadores, soluções diversas para problemas diários, redução de conflitos e aumento da produtividade e eficiência do trabalho dentro da empresa. Com isso, seu negócio terá um destaque maior no mercado de trabalho.

Importância de fazer a Inclusão de Pessoas com Deficiência?

Atualmente, no Brasil, milhares de pessoas que possuem algum tipo de deficiência, ainda são discriminadas ou excluídas em diversas áreas dentro do meio que elas vivem, mesmo após a criação das leis citadas acima. Elas, na maioria das vezes, ainda são alvo de atitudes preconceituosas. Por isso, é imprescindível que sejam feitas ações que busquem incluir essas pessoas, visando trazer mais dignidade e fazer com que as outras pessoas tenham mais respeito por elas.

Além da inclusão social ser de grande importância ela ainda pode trazer diversos benefícios para a nossa sociedade, entre eles, os principais são: o incentivo ao abandono de comportamentos discriminatórios: pois, quanto mais pessoas foram beneficiadas com ações de inclusão social menos descriminação existirá no Brasil. Além de tornar a nossa sociedade mais igualitária, onde todas as pessoas terão acesso a tudo da mesma forma.

Dicas para a inclusão de pessoas com deficiência

Mesmo que exista uma legislação brasileira consolidada no que tange às pessoas com deficiência, muitas ainda lutam por direitos civis básicos e passam por situações diversas no seu dia a dia. Por isso, aqui vão algumas dicas essenciais para fazer com que a nossa sociedade seja mais igualitária e as pessoas vejam as pessoas com deficiência de forma diferente.

Empregar pessoas com deficiência

Muitas das pessoas que estão desempregadas atualmente, são pessoas com deficiência. Um dos principais setores que elas mais são discriminadas são nas empresas e no âmbito profissional quando vão tentar encontrar uma vaga. Então, é preciso que isso mude e as empresas comecem a contratar mais pessoas assim e vê-las como um ativo em potencial e não como uma responsabilidade.

Promover a Inclusão Social nas escolas

Para que essa realidade discriminatória com as pessoas com deficiência mude, é preciso que os primeiros passos sejam dados dentro das salas de aula. É preciso abordar sobre este assunto e ensinar a todos a valorizar a todos mesmo com as diferenças. A inclusão social precisa estar integrada no sistema escolar, não apenas como uma matéria curricular, mas também no dia a dia das escolas.

Aumentar a representação das pessoas com deficiência na política

Os cargos políticos são os cargos mais altos do nosso país, sendo assim, incluir mais pessoas com deficiência na política, para ocupar esses cargos será uma forma de mudar a visão da sociedade e de fazer com que as pessoas com deficiência se encorajem ainda mais.

Empregar mais atores com deficiência na mídia

A mídia é um dos principais meios que mais impactam as pessoas e mais tem visibilidade atualmente. Por isso, incluir essas pessoas na mídia fará com que as pessoas se conscientizem e possam aprender através de propagandas, programas ou até mesmo novelas falando sobre este assunto.

Caso tenha gostado deste artigo e queira ver mais como este, acesse o nosso blog!

Quer receber conteúdos de qualidade?

Inscreva-se em nosso newsletter e seja o primeiro a receber todas as novidades que surgirem por aqui em seu e-mail!

Pesquisar

Cultura de segurança, Inclusão, Saúde do trabalhador
Afastamento do trabalho: como diminuir investindo no cuidado à saúde?
Descarte de EPIs: aprenda como e quando fazer da maneira correta!

Posts relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir